ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Como foi o eclipse no Monte Fuji?

Foi como um fim de semana da praia.” — Esse foi o comentário mais legal (ou seria sarcástico?) que ouvi da dupla de apresentadores (ao centro e à direita) ao final da a transmissão ao vivo o eclipse total do sol pela internet feito pela Panasonic lá no sopé do  Monte Fuji, que aconteceu na manhã da segunda feira no Japão (7:30 da noite de domingo aqui no Brasil).

Mas como todo programão de fim de semana, por mais que nos preparemos para tudo, sempre pode acontecer algo imprevisto — o que neste caso foi o mau tempo. O dia começou bem nublado na região e perto da hora do eclipse chegou até a chover no campo base…

… ao mesmo tempo que a expedição no topo da montanha enfrentava um tempinho nada agradável com neve, vento e um frio de 15 graus negativos:

De fato, a um segundo de começar o grande evento celestial, tudo parecia caminhar para um grande fiasco…

… se não fosse pelo fato da Panasonic ter se preparado para essa eventualidade e despachado (aparentemente na surdina) uma segunda equipe de filmagem para a região de Wakayama, onde as condições do tempo estavan menos piores e foi possível ter uma melhor vista do fenômeno — mas mesmo assim sob um céu cheio de nuvens.

Ufa, agora só daqui a 75 anos. Quem sabe até lá algum japonês invente uma máquina que controle o tempo, né? Em tempo: fotos incríveis do eclipse no The Atlantic.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Seria um sonho se eu tivesse a oportunidade de presenciar um fenômeno desses… eclipses lunares são tão… monótonos 😐

    • mnagano

      Sim, eclipse foi do sol e é um fenômeno impressionante. Eu cheguei a ver um (parcial) aqui em casa a muito tempo atrás e a sensação que temos vai além do astro-rei sendo devorado no céu, já que o dia fica meio “escuro” e até a temperatura cai alguns graus em poucos minutos.

      Pudera que alguns povos primitivos ao ver um eclipse achavam que o mundo deles estava acabando.

      • Moy

        Já pensou se esse eclipse ocorrese em dezembro deste ano? 8|

  • vaglig

    Se eu falar que ao ver a imagem da entrada, me lembrei da Sailor Moon, apanho aqui?

    • Eu lembrei de The King of Fighters 96.

      • vaglig

        Ganhou! Só porque tu falou, me lembrei também!

        Este tipo de "lua" eu curto.

  • Marcos Besse

    acho que lembro de um eclipse do Sol qdo eu era bem criança. Todo mundo parou e ficou olhando mas não dava pra ver muito bem. Com chapa de raio x ficava melhor. rsrs