ZTOP+ZUMO

Como fica o vídeo no novo iPod nano?

IMG_2981

A câmera de vídeo do novo iPod nano, anunciado semana passada pela Apple, é bastante decente para quem quer fazer vídeos para a internet – e está mais que boa pra esse tipo de aparelho.

É preciso se acostumar a usar a câmera do iPod nano, posicionada na parte inferior do player: o correto é ficar com a click wheel à direita da tela, mas sempre com risco de aparecer um dedão na frente da pequena lente e do microfone. Conforme você vira o iPod, a orientação da tela muda também. Pelo tamanho do iPod, é uma baita de uma câmera para espião, já que nem tem lâmpada indicadora da gravação.

Pressionar o botão central por alguns segundos ativa os efeitos especiais, bem parecidos com os do PhotoBooth no Mac. São 16 efeitos, com alguns básicos (sépia, preto e branco), divertidos (raio-x, granulação, térmica, cyborg, câmera de vigilância, registro de movimento) e para distorção da imagem (caleidoscópio, espelho, saliência, entalhe, giro, túnel de luz e estender). Na dúvida do que usar, fique com a imagem normal mesmo – efeitos são só para brincar mesmo.

Fiz vídeos em várias situações. O resultado você confere a seguir, na ordem (janela do aeroporto durante o dia/ruas durante o dia/restaurante à noite/videogame em hotel/rua à noite/efeito cyborg/efeito caleidoscópio/túnel de luz/registro de movimento/raio-x/granulação/câmera de segurança e termal-“predador”). Usei apenas os efeitos que achei mais interessantes.

A qualidade, para web, está mais que boa (o vídeo final foi “colado” no iMovie 09 e exportado como arquivo M4V, sem nenhum ajuste de imagem). Subi o arquivo final no YouTube, Videolog e Vimeo (UOL Mais ficou de fora por ainda não aceitar o formato M4V do iMovie).

No Vimeo:


Zumo: câmera de vídeo e efeitos especiais no novo iPod nano
from henrique martin on Vimeo.

No YouTube:

No Videolog:

A tentação de fazer vídeos na vertical é grande. Mas isso vai confundir o YouTube até que alguma mudança seja feita no sistema do publicador para aceitar filmes nesse formato. Por enquanto, fica assim:

Já o Vimeo identifica o vídeo na vertical e adapta seu player:


ipod nano na vertical
from henrique martin on Vimeo.

E o Videolog fez o óbvio: tombou o vídeo pra horizontal.

No final das contas, tenho uma Flip Ultra e agora o novo iPod nano com video. Cada um tem suas vantagens (a Flip usa pilhas comuns, não precisa de cabo para se conectar ao computador, permite usar um tripé para maior estabilidade; o iPod tem mais espaço para armazenamento, cria arquivos menores (.MP4), tem efeitos especiais e, bem, é um iPod também, agora com rádio FM e gravador de voz) e desvantagens (nenhuma das duas faz vídeos em alta definição, estabilização de imagem não existe, não dá para ir além de vídeos para a internet). Vou ficar com as duas soluções por enquanto – até, claro, ter uma câmera que faça vídeos em 720p ou mais.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Marcelo Martins 15/09/2009, 10:41

    Seria “bastante decente” um sinomimo para ruim, ultrapassado, pior que os concorrentes ou alguma coisa do tipo? Eu esperava ouvir “muito bom” vindo de um produto Apple, e não “bastante descente”

    🙂

  • dflopes 15/09/2009, 11:06

    alguma recomendação para camera 720p decente (e barata)?

    videozinhos para youtube eu faço no meu celular e minha sony H10 só filma em VGA (640×480).

    então, um ipod para filminhos miguxos? passando!

  • Mário Nagano 15/09/2009, 16:52

    Oi pessoal,

    Até onde eu saiba, o pessoal usa iPods para ouvir músicas e não para produzir filmes para o cinema.

    Acho que a idéia dessa câmera é mais para registrar momentos eternos como videocassetadas ou garantir que você nunca mais será pego desprevenido da próxima vez que topar com um disco voador, monstro do lado ou com Steve Jobs em pessoa.

    [ ]s

    M.