ZTOP+ZUMO

Como fazer um videochat no Facebook?

O Facebook acabou de anunciar o lançamento do recurso de vídeo em chats dentro da rede social, em parceria com o Skype – uma resposta que vem uma semana depois do Google colocar vídeo (em grupo) dentro do Google+, no Hangout. Por enquanto, somente chamadas de vídeo de uma pessoa para outra, nada em grupo como o Hangout.

Basicamente, para usar basta ter uma conta no Facebook (duh!) e entrar no site facebook.com/videocalling para instalar o plugin – isso ocorre após escolher a pessoa para importunar. Ligou – quem estiver do outro lado recebe o tom como se fosse uma mensagem convencional e, instantes depois, aparece o vídeo. Após a instalação do plugin, o ícone de vídeo aparece na janela de chat dentro do Facebook.

O mais legal é que se a pessoa do outro lado não atender, dá para mandar uma mensagem em vídeo que será visto depois, como se fosse uma secretária eletrônica. O mais surpreendente: zero configuração de conta com Skype – funciona automático. Até agora não consegui completar uma ligação – um dos contatos estava ocupado, o outro me viu, mas a ligação… caiu! na terceira tentativa, vídeo e áudio perfeitos, estilo Skype.

Em tempo: é Skype + Microsoft dentro do Facebook, certo? Anota aí que logo mais a Microsoft vai ser toda poderosa em redes sociais sem fazer muito esforço além do financeiro.

Update: quem tem Skype 5.3 para Windows já pode integrar o Facebook também.

 

 


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Rodriigo Felix 06/07/2011, 15:19

    O problema é que por enquando só quem tem windows, pois é necessário executar um .exe para configuração

    • henriquem 06/07/2011, 15:32

      no mac foi um .jar rápido

      • Rodriigo Felix 06/07/2011, 16:59

        Pelo linux no Firefox 5 ele faz download de um arquivo .exe

  • edu 13/07/2011, 17:48

    Nunca consegui instalar e na pagina do aplicativo só aparece mensagem de erro e comentarios de gente do mundo todo que tmb não conseguem instalar, ele só funciona pra jornalistas?..rsrs