Como era um media kit da Apple em 1999

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Estava eu pensando em maldades aqui na Zumo-caverna quando precisei procurar um CD com uns backups. Não encontrei o que queria, mas achei duas coisas relacionadas à Apple: um disco de instalação do velho e bom Mac OS 9 e uma cópia do incrível “The Apple Sales and Marketing Resource Library” datado de março de 1999.

Na época que downloads eram um luxo limitado a poucos, esses disquinhos eram o meio como a Apple se comunicava (e mandava incríveis fotos em alta definição) com a imprensa. Lembre-se que, em 1999, a “imprensa” não viva de rumores (replicados aos montes ao vazio por sites, aham, especializados) nem comprava aparelhos roubados de Cupertino (nada contra, tá? Quem pode, pode – e eu, feliz ou infelizmente, não posso). A aura estava lá, mas os tempos mudaram bastante, né?

O “The Apple Sales and Marketing Resource Library” vem com dois CDs.

O disco 1, a “resource library” propriamente dita, contém:

  • USB FAQ
  • K-12 Seminar #1
  • Education Quick Facts
  • New/Revised Data Sheets
  • Mac Products Guide 02.99
  • Studio Display QTVRs (uia!)
  • FireWire Fact Sheet
  • iMac Photography  (são a primeira geração colorida dos iMacs, com arquivos em EPS, JPG e PICT)
  • iMac Sales Pres

O disco 2, intitulado “Power Sales” vem diversos vídeos (.mov):

  • “A Day in the Life of an SAP Order” (não pergunte)
  • “Learn and Earn 1999”
  • “Part II SAP”
  • Exec. Commentary: Wayne Kozlow

Curiosamente, os CDs ainda funcionam (dão aquele estrondo no slot-drive do Macbook). E ficam aqui como uma ótima recordação do passado: a Apple, sem puxa-saquismo, sabe fazer relações públicas desde sempre. Ano passado, no evento dos iPods, tirei as melhores fotos de gadget de todos os tempos: luz perfeita, produtos no lugar certo. Superprodução? Não, puro bom-senso. Se os produtos são esteticamente belos, por que não proporcionar as melhores condições para fotografá-los?

Enquanto isso, no Brasil, ainda temos que reclamar da luz em coletiva de imprensa (já vi fabricante de celular colocar produto numa sala escura, com luz verde, e reclamar que eu era “exigente demais”). Não é à toa que a Apple é a Apple, afinal.

Mais fotos do “The Apple Sales and Marketing Resource Library” e seu conteúdo. E lembranças ao amigo Tomas Fischer, que era PR da Apple no Brasil na época e provavelmente me mandou esse CD na velha e boa redação da Folha de S.Paulo.

Em tempo: a caixa do MacBook é pura ironia 😉

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

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