ZTOP+ZUMO

Notas da Zumo-caverna: Como adaptar o teclado IBM Model M a um PC moderno?

A solução mais simples está no uso de um adaptador PS/2 para USB, mas o problema é que nem todos funcionam com esse teclado cult.

Em um mundo cada vez mais touchscreen, o bom e velho teclado IBM Model M ainda faz parte da vida diária de muitos usuários de PC e que, nos últimos anos, ganhou uma notoriedade ainda maior depois que muitos entusiastas e até jornalistas de tecnologia declararam a sua paixão por esse acessório — incluindo este que vos bloga —  o que é algo notável num mercado onde a vida útil de um produto às vezes é contado em meses enquanto que, no ano passado (2014), o Model M completou 30 anos de lançamento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Desculpe a bagunça!

Apesar das suas características de resistência, confiabilidade, manutenção simples e o prazer de uso serem cantadas em verso e prosa pelos seus fãs, acredito que a longevidade do Model M se deva principalmente ao fato da indústria ter se mantido fiel ao chamado padrão de teclado de 101/102 teclas introduzido na época do lançamento do PC-AT em 1984 e que passou por poucas mudanças desde então.

Porém, o mesmo não pode ser dito da sua conexão com o PC feita por meio da porta PS/2 que, aos poucos está sendo eliminada dos desktops e placas-mãe mais recentes em favor da interface USB.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Até ai nada demais já que esse problema pode ser resolvido com o uso de um adaptador PS/2 para PC que podem ser divididos em dois grupos: os modelos “passivos” que simplesmente conectam fisicamente os terminais da tomada PS/2 para os contatos do plug USB e que, até onde sei, eles não são padronizados e originalmente acompanhavam teclados e mouses já projetados para funcionar tanto em PS/2 quanto USB, o que não é o caso do Model M.

Adaptador_USB-PS2_generico_passivo

Já os modelos “ativos” possuem um pequeno circuito integrado que converte em tempo real os sinais enviados do teclado PS/2 para o protocolo USB, o que faz dele uma solução mais universal. Porém, o que tem sido observado é que nem todos eles são compatíveis com o Model M, já que alguns se comportam de maneira errática, enquanto que outros simplesmente nem funcionam. Alguns relatos dizem que a relação de sucesso/fracasso desse acessório funcionar (ou não) no Model M gira em torno de 50%, o que faz com que a missão de achar um adaptador correto se transforme numa espécie de jogo de par ou ímpar.

Adaptador_USB-PS2_generico

Segundo o site www.clickykeyboards.com especializado na compra e venda de Model Ms, isso ocorre porque — devido a sua antiguidade — o Model M consome muito mais energia do que um teclado moderno (algo como 112 mA contra 1,2 mA), o que explica o comportamento errático/falha total de alguns desses adaptadores.

Isso foi observado pelo australiano John Szybowski numa página que ele publicou na web,onde além de descrever o problema, propõe diversas soluções que vão da simples instalação de dois resistores diretamente na plaquinha controladora do Model M, passando pela montagem de um adaptador caseiro

Adaptador_USB-PS2_caseiro

… e, é claro o uso de um adaptador pronto, sendo o mais conhecido deles um da Ziotek que pode ser encontrado na www.clickykeyboards.com pela bagatela de US$ 19,00 + postagem. Observo porém, que esse produto não é exclusivo do site (podendo ser encontrado em outras lojas) e a garantia que ele dá é que ele foi extensivamente testado em diversos PCs com resultados bastante positivos.

2482E

Curiosamente, essa engenhoca foi usada numa conversão de um Model M para porta USB (algo parecido pode ser visto aqui). Fora isso, ainda existe um projeto ainda mais sofisticado que transforma o model M num teclado bluetooth usando um Arduino Micro e um Bluefruit EZ-Key HID e outro de uma nova placa controladora com porta USB para substituir a do Model M.

Como sou meio preguiçoso, eu fiquei mesmo na procura de um adaptador ideal para o meu Model M e, depois de quebrar a cara com dois ou três modelos genéricos e até um de marca (bem furreca por sinal), descobri meio que por acaso num sucateiro na Santa Efigênia, dois modelos da Tripp-Lite modelo B015-000 que funcionaram maravilhosamente bem em todos os PCs e Placas-mãe que já passaram aqui pela Zumo-caverna e até antes disso durante minha longa carreira no PC World Test Center.

Tripp-lite_B015a

Ele pode ser encontrado por aqui no site da Expansys.com.br ou lá fora na Amazon.com.

E se alguém conhece alguma outra solução de hardware/software ou mesmo um adaptador que funcione bem no Model M, por favor compartilhe o seu conhecimento nos comentários abaixo.

Ainda em tempo:

Como já disse anteriormente, o Model M é um teclado muito fácil de ser limpo. Para isso basta remover os quatro parafusos de cabeça sextavada de 5,5 mm ou 7/32″ da sua base para retirar a sua capa superior e inferior. De fato, eu até deixo o meu sem esses parafusos, o que facilita a remoção de poeira e outros resíduos do seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A parte inferior de plástico sustenta um chassis interno de metal que serve como base para o teclado. Isso em parte justifica o peso desse teclado (2,25 kg) o que o coloca entre os poucos equipamentos de TI da atualidade que pode pode ser usado como arma defensiva e/ou ofensiva contra zumbis e humanos mais exaltados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E como cada tecla possui uma espécie de sobrecapa com caractere/função gravado, isso também facilita em muito a sua limpeza, já que basta remover uma ou outra para fazer uma limpeza localizada ou todas e para uma faxina geral, deixando todas de molho em um balde com água + sabão em pó e enxaguando depois de algum tempo. Só não esqueça de tirar uma foto do layout para se lembrar aonde ficava cada capinha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agora uma característica bacana que eu nunca ouvi falar nem li em nenhum lugar é a presença de quatro aberturas na base desse teclado, que me parece ser um dreno para líquidos (uia!)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Isso faz com que no caso de alguém derrubar algum líquido sobre o teclado, ele irá escorrer naturalmente para fora do mesmo. Uma solução por sinal que depois também seria adotado nos ThinkPads.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Legal, né?

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • evandrofisico 10/01/2015, 12:37

    Nos meus Model M (um em casa e um na universidade) eu uso um adaptador simples da multilaser, mas é sorte mesmo, já que um anterior, idêntico, do nada parou de funcionar com o Model M mas funciona com outros teclados (inclusive com um IBM spacesaver 3200).
    E aproveitando o assunto, Nagano, onde você achou essa chave de cabeça sextavada? Eu comprei 2, mas elas são largas demais e não entram no buraco onde fica o parafuso!

    • Mario Nagano 10/01/2015, 13:44

      O meu achei numa bacia de saldos que estava numa loja de ferragens no Brás (algo como 5 por R$ 10). Mas foi meio que por acaso que descobri que ele servia no teclado da IBM.

      No cabo está escrito: 7/32 Moretzsohn e pelo de descobri na web (http://www.moretzsohn.com.br/) me parece ser um fabricante nacional e essa chave é descrita como uma chave canhão código 316778. A única diferença é que esse modelo com haste de 125 mm enquanto

      • evandrofisico 11/01/2015, 00:11

        Faz sentido, as que eu encontrei estavam com o tamanho em milimetros mesmo, e não em polegadas. Muito obrigado!

    • Mario Nagano 10/01/2015, 14:03

      Aqui uma imagem da dita cuja.

  • Alexandre Gorges 10/01/2015, 22:30

    Legal a dica, vou atrás deste adaptador usb e ressuscitar o meu m da caixa.

  • Vagner "Ligeiro" Abreu 11/01/2015, 00:05

    Tava pensando uma coisa. As atualizações atuais do Android suportam teclados (e mouses) comuns ligados em adaptadores como este. Já pensou em tentar ligar seu Model M em um tablet (ou até celular) Android? Só algo que me passou pela cabeça minha, fã de experimentações 🙂

    • Mario Nagano 12/01/2015, 09:06

      Ok, ok, o que a gente não faz por um pageview né? 😉

      http://instagram.com/p/xwGPcnsbqR/?modal=true

      • Vagner "Ligeiro" Abreu 12/01/2015, 10:02

        Google: “Você quis dizer: ‘teclado IBM em android'”? =D

  • dflopes 11/01/2015, 19:54

    esses posts “old school hardware Hacker” atiçam a vontade de comprar um teclado desses, nem que seja pra experimentar e vende-lo em seguida.

    • Mario Nagano 12/01/2015, 07:12

      O que posso dizer é que se você encontrar um Model M à venda por um preço bacana, compre primeiro e se arrependa depois. 😉

      A má notícia é que já foi mais fácil encontrar exemplares à venda nos sucateiros na Sta Ifigênia. Já a boa notícia é que a não ser que seja um item NOS (New-Old Stock), os lojistas não costumam cobrar a mais por um Model M já que eles não enxergam ele como um item Premium e sim como um mais teclado velho na pilha de ofertas,

      Aah, bons tempos aqueles…

      • Vagner "Ligeiro" Abreu 12/01/2015, 10:08

        E para quem é fora de SP, uma coisa que tenho notado é que aumentou o número de “sucateiros de informática” por aí. Pessoal que trabalha com reciclagem também é uma boa para dar uma de “caçador de relíquias”.

        E apesar de não considerar um item Premium, já notei que alguns sucateiros cobram um pouco mais caro por teclados IBM/Lenovo/HP/Dell. Digo por experiência própria que tais teclados são bem mais duráveis e resistentes que teclados genéricos e alguns já sabem disto.

        Um teclado de fabricante renomado é em torno de 15 reais, enquanto que um teclado genérico é por volta de 10.

        Bem, pelo menos agora sei que se eu ver alguém parecido com o Nagano na Santa, posso perguntar se é o próprio 🙂

  • Ricardo Pinheiro 21/02/2015, 01:22

    Nagano, sou um feliz possuidor de um Model M q comprei por R$ 10 num finado sucatão de informática aqui na Cidade Maravilhosa. Minha dúvida é simples: qual é a chave usada para abrir o meu velho companheiro? Canhão de 7/32″? Se sim, existe essa medida?

    Obrigado, Ricardo.

    • Mario Nagano 25/02/2015, 12:49

      Oi Ricardo,

      Acredito que você não tenha dificuldade de encontrar essa chave, já que essa marca Moretzsohn de cabo verde é fácil de ser encontrada nas lojas de ferragens, sendo que o único cuidado que você deve ter é que a medida da boca é em polegadas — 7/32″ — e não em milímetros.

      Boa caçada.

      [ ]s

      M.

    • Tulio Germano 04/06/2015, 01:50

      amigo,10 reais??nossa,q achado!Eu quero um,entra em contato comigo pra vc poder achar outro na cidade maravilhosa ai pra mim??rsrsrs

      • Ricardo Pinheiro 04/06/2015, 01:53

        Tulio, se eu achar, te aviso sim. Mas os sucatões de informática do Rio sumiram quase todos, infelizmente.

  • Carlos Maziero 13/03/2015, 09:14

    Olá, meu Model M tem disposição de teclas no padrão US e gostaria de trocar por um no padrão ABNT. Alguém tem interesse em trocar? Meu teclado tem interface PS2 e está perfeitamente funcional (estou usando ele agora). Também tenho interesse em comprar, se houver algum à venda por aqui… Abraços!

  • Tulio Germano 04/06/2015, 01:47

    olá gente,gostaria de saber aonde achar desse teclado!!Procuro na internet e nada de achar um com preço viavel.Gostaria tb de saber a base de preço dele e se alguem tem algum a mais ai pra vender

    • Mario Nagano 04/06/2015, 11:27

      É como disse no texto Túlio, apesar de todo o recente oba-oba em cima desses teclados, eles nunca foram especialmente valorizados pelos sucateiros de informática (a não ser que eles acompanhem o ZTOP!) Assim, pela minha experiência, eles são cotados e vendidos como “teclados velhos”.

      O problema é que a maioria desses “teclados velhos” vieram do setor de governo/corporativo e passados mais de duas décadas, eles foram substituídos por mais e mais gerações de “teclados menos velhos” que também acabaram nos sucateiros.

      De fato, acho que o último model M que vi para vender (e comprei por uns R$ 20) já faz mais de 5 anos. :-/

      Assim meu conselho é continuar de olho nos sucateiros, brechós e até bazares/feiras de bugigangas. Quem sabe um dia o destino fará com que você encontre um Model M para chamar de seu?

      • Tulio Germano 04/06/2015, 21:35

        o jeito é continuar na busca,mas caso achem me falem pelo amor de Deus!rsrssrsrs!Comprem e guardem pra mim q eu pago de volta e dou uma gorjeta.O mesmo eu farei caso quiserem algo!kkk!

        • Mario Nagano 05/06/2015, 08:36

          Além da gorjeta separe uma grana para a postagem já que o bicho além de relativamente grande é bem pesado (~2,25 kg)

  • Tulio Germano 05/06/2015, 03:03

    só mais uma coisinha,tiveram a curiosidade de ver o mecanismo da chave dela?Caso uma dessas chaves estragar poderia trocar por alguma chave recente tipo as usadas em teclados gamers?

  • Gil Cleber 13/02/2016, 19:52

    Prezado, estou tendo um problema com meu Model M, e gostaria que você me ajudasse, porque eu escrevo muito e uso preferencialmente esse modelo.
    Inicialmente o teclado funcionava corretamente (eu uso o Windows 7), mas depois que eu fiz uma limpeza nele, não sei o que foi que eu fiz de errado, ele passou a apresentar o seguinte problema: quando o Windows inicia o mouse não funciona (p. ex. o menu suspenso do botão direito não abre, e também o menu Iniciar não funciona, ou seja, nenhum menu funciona), é preciso fazer Ctrl + Alt + Del e mudar de usuário, e a partir de então tudo funciona normalmente. Não é problema do mouse, porque já foi trocado, bem como já foram feitos testes com outro teclado. O mesmo problema pode ocorrer naturalmente durante o uso, p. ex., se um programa for aberto e utilizado poderá – mas nesse caso nem sempre ocorre – provocar o congelamento dos menus. Teria eu feito alguma conexão de forma errada? Pode ser defeito de algum componente?

    • Mario Nagano 14/02/2016, 07:31

      Sinceramente, eu não tenho a mínima idéia porque nunca tive esse problema, já que todos meus Model M funcionam sem problemas até hoje, mesmo depois de diversas faxinas que se limitaram a remover/lavar as sobrecapas e tirar a poeria do mesmo.

      Se for para dar palpites, o suspeito de sempre é a interface/conexão do teclado com o PC, principalmente se ele estiver plugado no PC na porta USB via adaptador.

      Mas antes de trocá-lo, verifique se ele parou de funcionar depois que você plugou algum novo dispositivo USB como memory key, impressora, leitor de cartão, mouse, HD, etc. que possa estar conflitando com o teclado durante o boot.

      Dá numa lida nessa discussão (o problema me parece ser parecido com o seu):

      https://plus.google.com/+EricRaymond/posts/ay1WchuLgaF

      Aqui um FAQ mais genérico:

      http://www.catb.org/esr/faqs/model-m-troubleshooting.html#_usb_incompatibility

      http://www.catb.org/esr/faqs/model-m-troubleshooting.html#_ps_2_model_m_issues

      Outra possibilidade pode ser mesmo o seu cabo que, de tão deteriorado, pode estar começando a gerar erros intermitentes.

      E se esse for o caso, a boa notícia é que a troca do mesmo não tem segredos. Existem diversas referências na Web de como fazer isso:

      http://ps-2.kev009.com/ohlandl/keyboard/modify_keyboard/MakeCable.htm

      http://www.vogons.org/viewtopic.php?t=32544

      De resto, o que posso lhe desejar é boa sorte.

      • Gil Cleber 14/02/2016, 11:37

        Grato pelas informações. Vou pesquisar nos links que você sugeriu e ver como fica. Acho que vou conseguir resolver, sim. Saudações.

        • Mario Nagano 14/02/2016, 11:55

          Mais uma coisa: Por acaso quando você limpou o teclado vc removeu somente as sobrecapas ou chegou a arrancar o botão inteiro, restando no local apenas um buraco com a mola visível?

          Se sim, pooode ser que você não encaixou o botão direito de modo que a mola pode estar numa posição que force o switch na posição ligado ou coisa do tipo.

          Mas isso é só um palpite.

          • Gil Cleber 14/02/2016, 20:48

            Na verdade eu desmontei o teclado, retirando todas as teclas. Notei que dentro do teclado existe uma espécie de fio terra e um outro fio preso a uma placa que eu não sei se encaixei direito. Não dá pra explicar bem, mas eu me pergunto se coloquei o fio terra direito; por outro lado não vi nenhum outro lugar, além da parte metálica do teclado, onde o mesmo pudesse ficar conectado.

  • Frederico Bueno 04/09/2016, 02:00

    Mario, eu consegui um model M igual ao seu (com o Ç) e testei com trocentos adaptadores USB (incluindo até chaveadores KVM). Eu consegui fazer ele funcionar com o Leadership e por indicação sua comprei até um Trip-Lite. Pois bem, tudo funciona MENOS as teclas CTRL. Consegui um desktop com conexão física PS/2 rodando windows XP e lá tenho mesmo problema. Já viu ou ouviu sobre esse problema com o teclado?!!

    • Mario Nagano 05/09/2016, 12:55

      Oi Frederico,

      Como Isso nunca me aconteceu em qualquer um dos meus Model M mão posso ajudar muito. Meu palpite é que isso pode ser algum problema no circuito do teclado, o que pode ser desde um simples mal contato até uma trilha ou fio rompido.

      [ ]s

      M.

      PS: Dei uma olhada na web e achei uma discussão que poderia estar relacionada com seu problema:

      http://superuser.com/questions/831558/both-ctrl-keys-not-working

      If neither control keys are working anymore, then it means windows somehow registers that a control key is being pressed. This is known as a stuck key. This can happen if you hold a key while switching to or terminating a process. If you press that very same ctrl key again, it should resolve your issue. If you use a program to remotely connect to this computer, and you hold ctrl while disconnecting, the key may get stuck as well. It can also be that a shift or alt is being stuck. In any case, a reboot should solve your issue. Did you attempt a reboot? – LPChip Oct 25 ’14 at 16:01

      Resumindo, pode ser que o mecanismo de um dos botões CTRL estejam de algum modo travado por falta de uso/sujeira/dano físico, o que pode ser facilmente verificado desmontando a(s) mesma(s).

      • Frederico Bueno 05/09/2016, 15:20

        Mario, só posso te agradecer pela boa vontade em tentar ajudar. Minha esperança era que soubesse de algo específico aos M. As discussões de internet sobre CTRL já fucei. Tem a questão do CTRL em teclados de notebook, esta que destacou e outra ainda que está relacionada a desconhecimento sobre configs das teclas de acessabilidade do Windows. Resolvi remapeando o teclado usando através do Sharp Keys e trocando fisicamente minha teclas ALT e CTRL da esquerda. Tá funcionando mas eu ainda tenho que me acostumar a não teclar a tecla embaixo do shift durante os CTRL+C e CTRL+V,,, Abraços e valeu!!!