ZTOP+ZUMO

Começa amanhã o Intel Developer Forum 2012 em São Paulo

O maior geekfest do planeta (depois do Comicon de San Diego) — o Intel Developer Forum — está de volta em São Paulo. Digo isso porque a cidade já recebeu esse evento entre os anos de 2004 a 2006, sendo que depois ele se transformou no chamado Intel Business Forum antes de ir de vez para o limbo.

Eram tempos diferentes, já que na época o IDF era um mega evento bianual nos EUA que também viajava pelo mundo por países como Japão, China,  Taiwan, Israel, Alemanha, Brasil etc. Mas que nos últimos anos foi reduzido a uma única edição nos EUA e outro na China. Mas com a ascensão do Brasil como o terceiro maior mercado de PCs do planeta, o pessoal de Santa Clara decidiu que era tempo do nosso País voltar a receber o evento.

Nós já sabíamos dessa movimentação desde setembro do ano passado, época em que flagramos alguns colegas nossos da Intel Brasil no IDF de São Francisco na fila do gargalo observando atentamente o keynote e como o evento funcionava. A confirmação veio no último Editor’s Day durante o discurso de Fernando Martins.

Outra novidade é que o novo IDF é um evento que foi planejado pelo mesmo grupo que organiza a versão americana e da China, obviamente numa escala menor já que a idéia é de entregar o conteúdo mais adequado para o nosso mercado e indústria. O evento acontecerá no próximo dia 15 de maio de 2012 no WTC Convention Center de São Paulo. Mas como sempre acontece um dia antes da abertura, hoje é o “dia da imprensa” com uma programação especialmente voltada para a mídia em geral.

O keynote de abertura será apresentado por Kirk Skaugen VP do Grupo de Clientes de PC (que ficou no lugar de Mooly Eden que voltou para o seu país de origem para comandar a Intel Israel) e Dough Fisher, GM da divisão de software da empresa. Obviamente, os assuntos de destaque serão a plataforma Ultrabook, Ivy Bridge, sistemas para educação, Windows 8, etc.

Na programação das sessões técnicas para mim duas imperdíveis: o Human Centric Computer Interaction (GROS001) um papo cabeça sobre o presente e o futuro interação entre seres humanos e máquinas que era para ser apresentada por Genevieve Bell, diretora do Intel Experience Technology Lab mas que foi substituída por Horst Haussecker. Outra sessão interessante será o AIO and Enthusiast PCs – Integration Opportunities in Top Growing Desktop Segments (PCTS004) que será apresentado por Brent McCray e Carl Chavez.

Ainda em tempo:

Enquanto a metade da redação deste Ztop está aqui cobrindo o IDF São Paulo, a outra metade (a.k.a. Henrique) está a caminho de Santa Clara para cobrir o GPU Technology Conference 2012 que também acontece nesta semana.

Fiquem ligados.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 14/05/2012, 23:30

    cobertura ao vivo ou um mega-post com um "rezumo"?