ZTOP+ZUMO 10 anos!

Tropa de Elite: combatendo MP4 com MP4!

tropa_dvd.jpgEstava hoje passeando pelo site da Americanas.com quando vi o anúncio do pré-lançamento do DVD oficial do filme Tropa de Elite, um dos tí­tulos pirateados mais vistos no Brasil no ano passado.

Como sempre, uma das estratégias das distribuidoras para convencer você a comprar o DVD de um filme que você provavelmente já viu no cinema, na TV, no computador ou mesmo já alugou na locadora, é encher o mesmo de extras. Se não for na primeira vez, será na “edição-super-duper-ultra-especial-de-colecionador” disponí­vel ” por tempo limitado apenas nesse século” (ou até as milhões de unidades desencalharem do estoque).

OK, me parece que nesse caso, a enxurrada de extras ficará para o relançamento, mas o que me chamou mais a atenção nessa edição é que a distribuidora irá incluir uma versão do filme já formatada para rodar em players de ví­deo “MP4”, ou seja, pra que perder tempo ripando e convertendo seu DVD de filme nacional favorito para seu player de ví­deo se você já pode ter isso pronto e legalmente? :^)

Tá de bobeira?

Henrique comenta: a idéia é ótima, sem dúvida. Mas tirando os donos de iPods ví­deo/touch ou qualquer outra tela grande, duvido do benefí­cio pra quem tem os famosos “MP4 Foston” e variantes da vida. E, acho que já disse isso aqui, MP4 é um dos termos de maior falsidade no mundo dos vendedores de tecnologia (varejistas mesmo) – dá a impressão de ser um “MP3” melhorado, quando seria muito mais fácil (e amigável ao usuário) falar “ví­deo”. É pedir muito?

Rigues diz: O que o comércio chama de “MP4” é, na verdade, MP3 Player com ví­deo, independente se o ví­deo é um dos muitos formatos considerados como MPEG-4 (DiVX e H.264 são alguns deles) ou não. Na prática, esses aparelhos tinham de ser chamados de PMP (Portable Media Player). O que os Foston da vida tocam sequer é MPEG, é um formato de ví­deo próprio e capenga chamado AMV, mas a confusão já está feita na cabeça do consumidor. O que me intriga, na verdade, é uma questão mais técnica: em qual formato o ví­deo vai ser distribuí­do? Porque duvido muito que seja em qualquer um sem um sistema bem chato de “proteção anti-cópia”. Ou seja, provavelmente será Windows Media (WMV) com DRM, e não vai tocar em iPods, PSPs e um monte de outros aparelhos no mercado. Prevejo muitas reclamações junto ao fabricante.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.