Com Eluga, Panasonic deixa Android à prova d’água

C

Em dezembro, a Panasonic prometeu lançar um smartphone com Android em 2012: é o Eluga, modelo ultrafino (7,8 mm de espessura) que começa a ser vendido na Europa em abril.

O Eluga (“elegant user oriented gateway“) vem com o básico dos Androids atuais: roda a versão 2.3 (com atualização para 4.0 prometida para a metade do ano), tem processador de 1 GHz dual-core, tela de 4,3” (960 x 540), 8 GB de armazenamento interno, câmera de 8 megapixels, suporte a DivX e GPS/Wi-Fi/acelerômetro. Pesa apenas 103 gramas e terá versões em preto e em prata.

Diferenciais do produto? Tecnologia NFC embarcada para pagamentos “sem toque”, funcionalidade de controle remoto para outros produtos Panasonic (TVs, Blu-ray players, câmeras digitais) e a funcionalidade “swipe and share”, que permite ver fotos e vídeos do aparelho em uma TV ou serviço online (pense em AirPlay, só que para Android).

O mais legal mesmo é o uso do padrão IP57 no smartphone, que garante proteção contra água (30 minutos submerso, em até 1 metro de profundidade) e poeira (75 micrômetros ou menos sem depósitos). Vale lembrar que os tablets da Panasonic também são protegidos contra água e poeira.

A Panasonic não informou o preço do produto, mas na época do anúncio do protótipo do Eluga a fabricante disse que a Europa seria a base de expansão de smartphones com expectativa de vender ~ 1,5 milhões desse modelo só em 2012 e 9 milhões até 2015. Interessante notar que ele deve chegar primeiro na Europa e só depois ao Japão.

Especificações completas no site oficial.

Mais fotos:

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos