ZTOP+ZUMO

IDF: Coisas legais que um executivo da Intel leva no bolso

IDF São Paulo 2012 — Como é comum nos IDFs, alguns executivos costumam andar com um ou mais componentes soltos no bolso que ajudam a ilustrar algumas idéias e conceitos técnicos. De um certo modo, trata-se de um momento único e que em muitos casos, é a primeira e a última vez que você poderá ver a até relar num deles em cores e ao vivo.

No exemplo abaixo temos três processadores: os dois maiores são versões “Ultra” de CPUs Core ix. Já o chip menorzinho é o famoso Atom Medfield, voltado para dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Já o componente abaixo é um disco SSD “Larson Creek” de 20 GB. E para que serve um disco com tão pouca capacidade? Na verdade esse componente faz parte da nova tecnologia “Intel Smart Response” (RST) que utiliza um disco SSD como um cache de memória flash para um disco magnético convencional, com o objetivo de acelerar o seu desempenho. O resultado é assim uma solução cujo desempenho fica perto de um disco SSD de alta capacidade, porém bem mais em conta.

Já vimos essa tecnologia no passado em produtos como o disco Seagate Momentus XT. De fato nos foi explicado que o Instant Response é  a terceira geração da tecnologia Robinson, só que com um cache de memória Flash muuuito maior.

Interessante notar que o SSD acima tem o padrão de formato de um disco de 2,5″ e que poderia ser implementado em desktops ou té mesmo all-in-ones, junto com um disco rígido convencional de 3,5″. Para os portáteis existe uma versão compacta na forma de cartão mSATA, liberando assim espaço para um disco convencional.

De fato, no Showcase do evento — ou mais exatamente no stand da Gigabyte — vimos uma placa-mãe GA-Z77X-UD3H

 Já pronta para aceitar esse recurso:

Isso mostra que muitas das tecnologias criadas para o Ultrabook podem — com o passar do tempo — se espalhar para outras plataformas como desktops e All-in-Ones.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • _Orion_ 16/05/2012, 08:48

    Recentemente comprei uma versão mais simples dessa placa-mãe, a GA-Z77-UD3. Ela também conta com o conector para um mSATA.