ZTOP+ZUMO

Coca Cola aceita donativos em vending machines no Japão

Agora para doar, basta inserir uma moeda e apertar um botão.

Uma curiosa parceria entre a Coca Cola e a Cruz Vermelha do Japão permite que os consumidores japoneses possam fazer donativos para as vítimas do terremoto de Tohoku diretamente nas suas vending machines.

Essa campanha foi anunciada do final do mês passado e que vai se estender até o final de setembro, está sendo implementada nos seus novos modelos 3D VIS (embaixo) que foram reestilizadas e otimizadas para consumir menos energia, utilizando até painéis solares.

Mas ao contrário de outras empresas que prometem doar partes de seus lucros obtidos com a venda de seus produtos para uma causa nobre, nesse caso o consumidor não precisa comprar nada e pode fazer pequenas doações do mesmo modo que faria uma compra ou seja, basta colocar o dinheiro — 10 ou 100 ienes ( respectivamente R$ 0,20 ou R$ 2,00) —  diretamente na máquina e selecionar a opção de doar. Em retribuição ela agradece educadamente com uma mensagem de voz:

===


===

Para mim, a grande sacada dessa iniciativa é que as vending machines não precisam ser modificadas para receber donativos, já que essa opção utiliza dois slots antes ocupados por outros produtos que podem ser repostos a qualquer hora. Tudo simples, prático e hi-tech.

Para quem não sabe o Japão é o país com a maior relação de vending machines por habitante do planeta — algo como uma máquina para cada 23 pessoas — o que faz dessa rede de serviços uma das mais ubíquas desta nação estando presente em qualquer lugar mesmo… até no meio do mato:

Sorte deles é que os bandolas de lá ainda não descobriram a dinamite.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 15/07/2011, 10:11

    uma reportagem da BBC mostrou uma mesa com uma grande quantidade de garrafas de água.- sem ninguem vigiando, reparando ou controlando.

    Um morador pegou uma e continuou andando e o reporter foi atras;
    – pq vc pegou só uma?
    – Pq se eu pegar mais, vai faltar para alguem…

    Mencionada essa pequena historinha, mesmo que tivessem dinamite, não faram nada.

    Enquanto isso no brasil: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/05/13/dhttp://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/n
    … ¬¬'

  • Gustavo 28/07/2011, 13:32

    "Sorte deles é que os bandolas de lá ainda não descobriram a dinamite."

    Na verdade, é o pessoal daqui que não sabe seguir princípios básicos de cidadania, como respeito e educação.