ZTOP+ZUMO 10 anos!

Classmate PC Tablet chega em outubro de 2009

classmate_tablet

Intel Editor’s Day 2009 — Alan Markham, designer industrial e gerente de negócios e ecossistema da Intel, acabou de apresentar o Classmate PC Convertible e confirmou que o produto vai ser montado no Brasil e disponível em outubro de 2009, incluisive para o consumidor final.

alan_classmate_tablet

De um certo modo, o Convertible é a versão tablet do atual Classmate 2.0 e incorpora novos recursos, de modo que ele custará um pouco mais que a versão 2.0 e que, por causa disso, não irá substituir este último.

Ele virá inicialmente com Windows (com uma versão do Linux para o mundo todo já no forno) e poderá vir com disco SSD ou HD. Segundo o executivo, seu preço deve ficar na faixa de um netbook do mercado, apesar de que, o preço final pode variar de acordo com o valor da licitação/concorrência pública.

Finalmente Alan revelou que além da CCE e Positivo, o novo Classmate será produzido por mais duas empresas que serão anunciadas na época do seu lançamento.

Uma das coisas que mais chama a atenção nesse produto é seu pacote de programas embarcados. Além dos tradicionais sistemas de segurança, comunicação, interação e acompanhamento de atividades, o convertible vem com um impressionante  pacote de aplicações especialmente voltados para o uso do tablet.

Entretanto, a maior surpresa deste Classmate é que o mesmo vem equipado com um acelerômetro (ou sensor de movimento), capaz de interagir com os programas de modo a criar um novo nível de interação entre o aluno e o computador.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.