ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Cisco compra a Flip (hein??)

line up Flip

Bem, a Cisco, que já foi uma empresa só de equipamentos para redes um dia, e depois andou investindo bastante na área de segurança, parece cada vez mais focada em firmar a parte “transformar como as pessoas se conectam, se comunicam e colaboram” do seu slogan.

Ela acaba de pagar US$ 590 milhões pela fabricante da filmadora-sonho-de-consumo Flip Video. E, honestamente, não me lembrava de qualquer outra iniciativa da Cisco no mercado de gadgets, ou mesmo de produtos de qualquer tipo para o usuário final, além de roteadores e equipamentos para TV por assinatura. Curioso.

O pagamento será realizado na forma de troca de ações e a Pure Digital Technologies, a criadora da Flip, passará a integrar a divisão de Negócios de Consumo da Cisco, ao lado da Linksys (a marca dos roteadores e outros dispositivos de conectividade doméstica). Essa divisão também tem umas soluções para entrega e armazenamento de áudio e vídeo. Nosso set top box da TV a cabo aqui em casa é Cisco, mas vou confessar que essa informação tinha passado batida até agora.

A Pure Digital já vendeu mais de duas milhões de unidades da Flip – e este Zumo tem a sua. Jonathan Kaplan, até então comandava a empresa, disse que com a venda espera aumentar o alcance global do produto, que hoje basicamente é vendido nos Estados Unidos e, via importação, em alguns lugares da Europa.

Ah, só para quem gosta dessas coisas de números e valores, a Cisco avisou que pagará mais de US$ 15 milhões em incentivos (não especificados) para os atuais funcionários da Pure Digital que decidirem manter seus cargos. Isso não deixa de ser uma boa notícia em época de recessão, onde o desemprego nos Estados Unidos (e aqui também) alcançou patamares não vistos há décadas.