Cinema 3D vai “matar” telas com óculos ativos na LG

C

A partir da TV Cinema 3D, que chega ao mercado brasileiro no final do mês, todos os modelos de novos televisores 3D da LG vão usar a tecnologia de óculos passivos, iguais aos do cinema, informou a fabricante coreana hoje em São Paulo.

>>> Eyes-on: LG Cinema 3D
>>> Netflix chega ao Brasil com LG Cinema 3D
>>>
LG encolhe TV Cinema 3D para tela de 32″

O modelo oferece a sensação tridimensional usando óculos passivos com lentes polarizadas. Versões anteriores de TVs 3D, incluindo da própria LG e de seus concorrentes, usam tecnologia com óculos ativos, que têm um filtro LCD que funciona sincronizado com a velocidade de atualização. Além da LG, a Philips também tem TVs 3D com óculos passivos.

“Todos nossos novos televisores LED e LCD com recursos 3D serão compatíveis com a tecnologia Cinema 3D”, explicou Felippe Motta, gerente de produtos de TV da LG Brasil. “A exceção, claro, fica com o plasma, que ainda não tem essa tecnologia passiva”, disse.

Motta comentou ainda que o mercado de televisores de tela plana deve representar 9,8 milhões de unidades vendidas no país, um crescimento de 50% em relação a 2010. Já o mercado de telas planas com 3D vai pular de 1,5% do total para 6% em 2011. “A LG quer metade desse mercado 3D”, explicou o executivo.

Uma das medidas para popularizar o 3D nas televisões é a adoção de telas menores. Até então, o recurso estava presente em telas acima de 40 polegadas. Na Cinema 3D, a LG vai lançar inicialmente modelos de 42″ e 47″ e, em julho, uma tela menor de 32″.

Para conseguir gerar imagens 3D com óculos passivos, a LG adotou uma tela com frequência de 120 Hz que evita o efeito de cintilamento (flicker). Um filtro especial instalado na tela separa as imagens para cada olho, gerando a imagem 3D e reduzindo a fatiga ocular comum ao se assistir esse tipo de conteúdo. Os óculos também são mais leves e baratos, de acordo com a LG, pesando apenas 16 gramas.

Todos os modelos da linha Cinema 3D TV que chegam às lojas em julho virão com recurso de conectividade Smart TV, incluindo acesso a conteúdo do Terra TV, Netflix, Saraiva e Netmovies, entre outros. Segundo a LG, o preço sugerido para a Cinema 3D é de R$ 4.199 para o modelo de 42 polegadas e R$ 5.299 para o de 47 polegadas. O preço das TVs 3D de 32″ e 55″ não foi divulgado.

Nagano comenta: Fico imaginando se esses óculos 3D passivos da LG sejam compatíveis com os modelos usados nos cinemas. Se sim, eles podem estar (acidentalmente) criando um novo mercado para eles mesmos, já que acredito que muita gente vai comprar esses óculos — em especial os modelos para crianças e os clipes quem já usa lentes corretivas — para usá-los nas salas de projeção, evitando assim o receio de levar uma conjuntivite pra casa.

Com relação a chegada da Netflix ao Brasil, será que eles vão conseguir oferecer um bom serviço com a belezura que é nossa rede de banda larga?


 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos