Chrome OS: Acer, Asus, HP e Lenovo estão na lista do Google

C

chrome-caixa

Não é nada, não é nada… mas, no meio a tantas dúvidas em relação ao Google Chrome OS, o pessoal do Google divulgou mais uma nota rápida com uma informação importante sobre os parceiros de hardware e processadores do projeto.

Como eu já havia comentado, sem parceiros de hardware, o Chrome OS não será nada (e é algo que sua concorrente Microsoft sabe fazer muito bem: amarrar acordos de distribuição muito bem feitos). Asus, HP, Lenovo e Acer estão na lista de parceiros informada pelo Google na noite desta quarta-feira.

Update 09/7 (12h15): a lista foi atualizada e agora inclui também a Toshiba.

Além dos quatro cinco fabricantes de hardware propriamente ditos, o Google disse ainda que Freescale, Qualcomm e Texas Instruments também participarão do projeto Chrome OS – todas voltadas ao desenvolvimento de processadores (ARM inclusive) – e a Adobe, único nome em software na lista. De qualquer modo, essas empresas parecem ser apenas a ponta do iceberg de parceiros para o Chrome.

Vale lembrar que Toshiba, Qualcomm, Texas Instruments, Acer e Asus (além do Google, claro) são membros da Open Handset Alliance, que cuida do Android. E, nesse momento, estar em uma lista de parceiros não significa nada mais um breve aceno para a plataforma no futuro (muito menos fabricar produtos).

Ainda no post do blog do Google Chrome, a empresa ressalta que o Chrome será gratuito e que desenvolvedores terão mais informações em breve, além de recrutar novos engenheiros de software em vários locais do mundo para trabalhar no sistema operacional.

E, ainda no tema, se você entende bem inglês, leia o comentário do Fake Steve Jobs sobre o Chrome OS. No meio de muita coisa que vai te fazer rir tem bastante verdade…

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos