ZTOP+ZUMO 10 anos!

Doce do dia: Chiclete para Preservar a Memória da Lotte

Nova goma de mascar a base de Ginkgo biloba da Lotte promete refrescar tanto o seu hálito quanto o seu cérebro!

Acredito que muitos já ouviram falar um pouco de tudo sobre os benefícios e os malefícios do hábito de mascar chiclete, mas você sabia que ele poderia melhorar a sua memória?

Esta é — pelo menos — a proposta do Chiclete para Preservar a Memória (記憶力を維持するタイプ) um novo produto lançado recentemente pela Lotte, um conglomerado (ou chaebol coreano-japonês mais conhecido por aqui pela sua linha de confeitos, em especial o seu notório chiclete  (super-cafeinado) Black Black.

Segundo a empresa, um dos principais ingredientes dessa goma é o extrato da Ginkgo biloba uma árvore caduca originária da Ásia mas que se espalhou para outras partes do mundo, inclusive no Brasil, onde é conhecida como nogueira-do-japão ou árvore-avenca.

Segundo o Wikipedia a Ginkgo biloba é considerada uma planta medicinal cuja aplicação mais conhecida é como intensificador de memória, o que levou a empresa a criar esse produto cujo público-alvo são pessoas de meia-idade e idosos interessados em melhorar o seu nível de atenção — em especial na hora de memorizar palavras e números — algo por sinal que deve soar como música nos ouvidos dos eternamente cansados salaryman japoneses que, por sinal, adoram um energético.

O curioso é que para não ficar só no disse-me-disse, a Lotte cita uma matéria publicada pela revista Pharmacopsychiatry 36 de 2003 que fala de um experimento onde um grupo de 48 “brasileiros saudáveis” participaram de um experimento onde parte deles recebeu doses de Ginkgo biloba com glicose e o resto um placebo e — passados oito meses — o estudo afirma que aqueles que consumiram o extrato da planta tiveram uma boa melhora na sua capacidade de reter informações se comparado com aqueles que consumiram apenas o placebo:

E como no estudo acima, a goma da Lotte foi levemente adoçada para amenizar o sabor amargo característico do Ginkgo ficando assim o seu sabor mais puxado para a menta.

Ele está disponível em duas versões: A mais tradicional no formato stick (ou chewing gum) com 9 tiras por embalagem…

,,, e a versão pastilha com 12 unidades/embalagem, cuja goma não gruda nos dentes o que torna o seu consumo bem mais agradável por pessoas idosas que utilizam algum tipo de prótese dentária como dentaduras ou  pontes:

Ele já pode ser encontrado na lojinha da empresa ou no amazon.co.jp por preços que variam de 2.011~2.228 ienes (R$59~65) para cada caixa com 15 embalagens.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 02/01/2018, 18:49

    Preciso de uma caixa.
    Quando lembrar, eu compro.
    😛

    • Mario Nagano 02/01/2018, 20:28

      Tava vendo a fórmula do Black Black no Wikipedia e ele tb tem um pouco de Ginkgo e outras substâncias estranhas como extrato de flor de crisântemo que, até onde eu sei, é o princípio ativo de inceticidas como o SBP.

      … ingredients include sugar, starch syrup, grape sugar, erythritol, oolong tea extract, ginkgo extract, chrysanthemum flower extract, gum base, flavorings, coloring agents (cacao, gardenia), caffeine, and nicotinamide.