ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

CEVO: a evolução do processador Cell BE

 

Se do lado da Sony o destino do processador do PS3 — o Cell Broadband Engine — parece incerto, do lado da Toshiba o chip continua a evoluir sendo que uma versão dual core agora equipa a nova TV Regza Z2 anunciada recentemente no Japão.

Batizado de Regza Engine CEVO (= Cell Evolution) o novo processador da Toshiba é um chip dual core de 40 nanômetros cujo poder de processamento chega a ser 3,4 vezes mais veloz que seu antecessor da série Z1. Mas como o Spurs Engine o CEVO não seria um processador de uso geral que poderia ser implementado em um desktop e sim um chip customizado para processamento de imagem. Isso porque o software de processamento de vídeo é implementado na forma de hardware o que torna esse sistema muito mais veloz que o cell original.

Tamanha capacidade de processamento é utilizado pela Z2 para processar a imagem da TV no que ele chama de “advanced three-dimensional frame super-resolution technology” que analisa os frames anteriores e posteriores ao que esta sendo apresentado na tela para obter uma imagem mais precisa ou seja, não tem nada de efeito 3D nesse caso. Mais informações aqui.

Além do CEVO a Toshiba desenvolveu um outro acelerador de mídia baseado no Cell batizado de Spurs Engine onde o PPE (Power Processor Element) não está presente, já que nele o controle de processamento — feito pela CPU do sistema (Host) e cuja comunicação é feita através de uma interface PCI-Express. Isso permite que esse chip possa funcionar por exemplo, dentro de um PC.

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes

    hummm,

    a ausencia de PPE e o gerenciamento feito por uma única CPU poeria dar outros rumos à programação de jogos no ps4!.

    Hoje, o programador tem trabalho extra ao ter que definir o que cada SPE vai fazer na hora de fazer um jogo – isso pq são 7 SPE. E demorou muito até dominarem o fluxo de trabalho (só foi melhorar com uncharted2)

    Diferente do xbox 360, que continuou o qu sempre se fez, programa o jogo e deixa a CPU balancear a carga entre os nucleos do PowerPC 3.0 Tri-core.

    E essa TV chegou no brasil?

  • mnagano

    Sim, acho q vc tem razão, pelo que eu entendi na época é que com a remoção do PPE — que não deixa se ser um núcleo Power PC — o Cell/Spurs Engine poderia funcionar como uma espécie de co-processador podendo ser comandado até por um processador x86.

    Na época em que entrevistei o criador do Cell (Peter Hofstee) aqui no Brasil ele reconheceu que o grande desafio do Cell estava realmente em ensinar os programadores como tirar o máximo proveito dessa microarquitetura, o que não era uma coisa que se aprendia da noite pro dia.

    http://mnagano.wordpress.com/2007/07/12/relembran

    Na realidade todos os Cell BE vem com oito SPEs, mas a Sony preferiu contar com apenas 7 deles para poder tirar o máximo proveito dos núcleos de silício que saíssem do wafer, incluindo aqueles com um SPE defeituoso o que ajudou a baixar o custos desse componente, Já a IBM fazia questão de trabalhar com chips com todos os SPEs bons.

    • dflopes

      além dos notebooks qosmio (que citei no comentário abaixo), achei essas placas "cavalares" pra desktop via PCI-e:
      Leadtek WinFast HPVC1111 SpursEnginex4 is powered by four Toshiba SpursEngine SE1000

      As Leadteks monocore com SpursEngine custam apenas 2000 dilmas…

  • dflopes

    Nagano,

    Parabéns pela entrevista com o Dr. Peter Hofstee.
    Abri todos os links dessa noticia e caí na entrevista supracitada… Simplesmente um show de entrevista (sem falsa modestia)

    Aprendi muito qdo tentei programar em fortran usando o linux do ps3… Mas era todo capado – 256Mb de RAM (sem acesso a memoria de vídeo), 2 SPEs disponíveis… era só pra brincar mesmo… ¬¬'

    Mas, será que é possível utilizar a mesma arquitetura de programação do Cell na SpursEngine??? Usando esses notebooks Toshiba Qosmio que já embarcam essa tecnologia???

    Por falar nesses Qosmios, vcs nunca pegaram um desses pra teste??? São caros pra dedéu!

    E a grande questão das 7SPEs é que a sony usa essa ultima pra cuidar do SO e dos layers de segurança do PS3.
    Que no final, não adiantou de nada, pois deixaram a uma senha com número aleatório variar sempre pro mesmo número… aff
    Se isso fosse aleatório de verdade, iam demorar uns mil anos pra obter a chave com engenharia reversa.