CEVO: a evolução do processador Cell BE

C

 

Se do lado da Sony o destino do processador do PS3 — o Cell Broadband Engine — parece incerto, do lado da Toshiba o chip continua a evoluir sendo que uma versão dual core agora equipa a nova TV Regza Z2 anunciada recentemente no Japão.

Batizado de Regza Engine CEVO (= Cell Evolution) o novo processador da Toshiba é um chip dual core de 40 nanômetros cujo poder de processamento chega a ser 3,4 vezes mais veloz que seu antecessor da série Z1. Mas como o Spurs Engine o CEVO não seria um processador de uso geral que poderia ser implementado em um desktop e sim um chip customizado para processamento de imagem. Isso porque o software de processamento de vídeo é implementado na forma de hardware o que torna esse sistema muito mais veloz que o cell original.

Tamanha capacidade de processamento é utilizado pela Z2 para processar a imagem da TV no que ele chama de “advanced three-dimensional frame super-resolution technology” que analisa os frames anteriores e posteriores ao que esta sendo apresentado na tela para obter uma imagem mais precisa ou seja, não tem nada de efeito 3D nesse caso. Mais informações aqui.

Além do CEVO a Toshiba desenvolveu um outro acelerador de mídia baseado no Cell batizado de Spurs Engine onde o PPE (Power Processor Element) não está presente, já que nele o controle de processamento — feito pela CPU do sistema (Host) e cuja comunicação é feita através de uma interface PCI-Express. Isso permite que esse chip possa funcionar por exemplo, dentro de um PC.

 

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos