Tendência: notebooks com Intel Core i9

T

[CES 2019] Asus, Dell e Lenovo anunciaram na CES 2019 novos notebooks voltados ao público gamer com processador Intel Core i9. Sim, notebooks, não desktops.

Alienware Area-51m

O Alienware Area-51m é a máquina que a Dell chama de “o laptop gamer mais poderoso do mundo”. Não é à toa: tem versões com processador Intel Core i7 ou i9 de nona geração e placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 2080 – e dá para fazer overclock (!) e upgrade de processador/placa de vídeo (!!) – e até mesmo usar processador de desktop nele.

A máquina vem com chipset Intel Z390, sendo o primeiro notebook da Dell compatível com processadores de 8 núcleos – além de ter Ethernet 2.5Gbit (também o primeiro), 64 GB de RAM e uma tela compatível com tecnologia G-SYNC de 144Hz.

O overclock é possível usando o novo Alienware Command Center, que permite ajustar CPU e GPU – um Core i9 de 900W pode atingir 1900W de performance, segundo a Dell.

O design do Area-51m segue a nova linguagem “Legend” da Alienware e, como uma boa máquina gamer, traz customizações de iluminação no botão de ligar, teclado e no alien da tampa externa. A tela é de 17,3″ Full HD e o nome das cores do produto é digno de marca de esmalte: Dark Side of The Moon (preto) e Lunar Light (branco).

O resfriamento do Area-51m é feito com a tecnologia Alienware Cryo-Tech v2.0 (com design de exaustores duplo, ventilador de alta velocidade, 8 heat pipes na base do notebook para dispersão de calor e promessa de silêncio quase zero durante o uso).

Segundo a Dell Brasil, o Area-51m será lançado no mercado local “em breve”, sem informar preço sugerido – nos EUA, será lançado em 29 de janeiro, pelo preço sugerido inicial de US$ 2.549. Veja as especificações completas da máquina.

Lenovo Legion Y740

A Lenovo faz uma aposta um pouco mais pé no chão com os novos Legion Y740. São máquinas gamer também com Intel Core i5/i7/i9, mas de 8a geração – o que deve refletir no preço final (mas não muito). São duas versões com telas de 15″ e 17″, memória Corsair que pode ter overclock e teclado também Corsair com backlit RGB.

As opções de placa gráfica dos Legion Y740 incluem NVIDIA GeForce GTX 1170 Max, 1160 ou 1150TI. Preços e disponibilidade a serem confirmados.

Esse é o Legion Y740 de 15 polegadas:

E o de 17 polegadas:

Asus ROG Mothership

Esse é o computador mais doido que a Asus já fez. É um notebook modular, destacável: fechado, é um portátil bem grande. Aberto, pode funcionar no formato de um laptop ou ter seu teclado destacado: a tela de 17,6″ tem um apoio traseiro, se tornando um monitor independente, e a base com o teclado se dobra ao meio, se transformando em um teclado de tamanho convencional com o trackpad ao lado.

Por dentro, um processador Intel Core i9-8950HK e uma GeForce RTX 2080, com overclock de fábrica (e um array de 3 NVMe SSD em RAID 0). A explicação para o formato faz sentido: ajuda no fluxo de ar e resfria o notebook mais rápido. Diz a Asus que sai no primeiro trimestre ainda, sem preço definido – me parece daqueles produtos que vão estar disponíveis apenas em Taiwan…

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Por Henrique Martin

RSS Podcast Sem Filtro




+novos