ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

CES 2011: A volta da terceira VIA (Technologies)

Depois do fiasco do Via Nano — que tinha tudo para passar a perna no Atom mas que nunca conseguiu ( por motivos poucos técnicos, diga-se de passagem) — a Via Technologies volta a cena (e no CES 2011) com o processador Nano x2 dual-core (uia!). Será que dessa vez vai?

Baseado no núcleo Isaiah, o Nano x2 é um chip de 40 nm de 32/64 bits com suporte para virtualização e se comunica com o mundo exterior via FSB de 800 MHz. Pelo diagrama apresentado, parece se tratar de uma solução do tipo dois-em-um a exemplo do Pentium D ou mesmo do Atom 330 ou seja, nada de cache compartilhado, gerenciador de memória ou vídeo integrado.

Se comparado com a concorrência, isso pode parecer uma desvantagem, mas acho que faz muito sentido para o pessoal da Via já que a idéia é que o Nano x2 seja totalmente compatível com outras soluções da casa como o próprio Via Nano, VIA C7, VIA C7-M e VIA Eden, permitindo assim um upgrade rápido em toda a sua linha de produtos — na maioria mini-placas com processador embedded — simplesmente trocando o chip velho pelo novo.

Segundo a empresa o Nano x2 será voltado para uso em desktops, all-in-one, notebooks e netboolks e sua primeira aparição pública ocorrerá neste CES junto com outros produtos como (surpresa! surpresa!) uma seleção de tablets com Android e demos de USB 3.0.

Ainda em tempo:

O Henrique deu uma passada no Lunch@Piero’s e mandou umas fotos da nova plataforma de referência do Nano x2 que estava em exposição no local:

Pelo que diz no display, essa board vem equipada com um processador VIA Nano x2 de 1,4 GHz, aceita até 4 GB de memória DDR3 e vem com a última versão do VIA VX900 MSP um processador de mídia capaz de acelerar a reprodução vídeos em VC1, MPEG-2, WMV9 e H.264.  Sua aceleradora gráfica é uma VIA Chrome 9 com suporte para DX9 e dispõe de saídas SVGA e HDMI. Segundo o Henrique esse sistema estava rodando um video em Full HD.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • 2 anos atrasada, dó.

    PS. Esse "surprise, surprise" já tá me torrando a paciência.

    • mnagano

      Concordo… esse negócio de que a empresa tal vai mostrar seu tablet na CES já está torrando minha paciência tb.

      E olha que a feira nem começou…

  • Pingback: Tweets that mention CES 2011: A volta da terceira VIA (Technologies) | zumo: tecnologia. opinião. inteligência -- Topsy.com()

  • O Via Nano é um bom processador, aliais, oferecia aceleração para criptografia AES muito antes dos Intel Core. Só que hoje não vejo futuro para este processador por falta de parcerias, ainda mais com a Intel e AMD brigando no mesmo nicho de mercado que ele atendia com exclusividade.

    • mnagano

      E olha que a VIA foi a pioneira na criação do padrão de formato mini-ITX que hoje todo mundo usa.

  • A primeira vista não me chamou atenção. Precisaria ter um baixíssimo consumo energético para poder competir com Intel, AMD e ARM.

  • sidney

    soa mais como atualização aos padrões de mercado do que um avanço sobre a concorrencia. vamos esperar o pulo do gato no próximo lançamento.

  • rubens

    O pior é que a VIA anuncia, mostra e atrasa um ano e meio pra aparecer o produto "no canal".

    Me surpreende que ainda tenham dígito na fatia dos "x86".

    • rubens

      O pior da história é que a arquitetura do pessoal da Centaur é boa.

  • Pingback: Via QuadCore: o primeiro processador de 4 núcleos da Via Technologies — ZTOP ZTOP()

  • Pingback: Gadget do dia: Via Artigo A1150()