ZTOP+ZUMO

CES 2011: 3M Shoot’n’Share filma e já projeta na parede

Pegue uma filmadora tipo Flip e combine com um pico projetor e o resultado é o 3M Shoot’n’Share CP40 um dispositivo que possibilita uma nova maneira de compartilhar vídeos instantaneamente.

De um certo modo, esse produto segue uma tendência iniciada pela Nikon com sua Coolpix S1000pj — a primeira câmera digital com pico-projetor embutido — cuja proposta confesso nunca ter botado muita fé, até ouvir o relato de um colega que viu um grupo de pessoas num restaurante se divertindo pacas as fotos que acabaram de tirar com uma câmera destas sendo projetadas na parede, permitindo que todo mundo pudesse vê-las ao mesmo tempo.

Assim acredito que a grande sacada desse produto seja a boa e velha — gratificação instantânea — só que ao invés de tirar uma foto e mostrar para o colega do lado na telinha na câmera ou ligá-la num aparelho de TV. Basta procurar uma parede branca num ambiente mais escuro para projetar uma tela de até 65″ na proporção 4:3 sem se preocupar com cabos, TVs, computadores ou conexões de rede.

Segundo o fabricante, o Shoot’n’Share vem equipado com um sensor de 5 MP e é capaz de gravar vídeos em HD (720p) no formato H.264 (MP4) ou tirar fotos em jpeg de 3/5/8 MP. O dispositivo já vem com 14 MB de memória interma, capacidade que pode ser expandida para até 32 GB inserindo um cartão de memória no seu slot Micro SD. Ele também conta com saída de vídeo padrão HDMI, som estéreo para microfone, alto falante e microfone mono embutido e porta USB mini para trocar dados com o PC e recarregar sua bateria interna.

Com relação ao pico projetor, ele utiliza tecnologia LCos e resolução nativa VGA (640 x 480 pixels) e sua fonte de luz (RGB LED) tem vida útil estimada em 20 mil horas. Sua potência é de 14 lúmens quando ligado na tomada e 12 lúmens quando na barteria. Distância de projeção varia de 19 cm ~ 1,06 metros e a diagonal da tela varia de 6″ ~ 65″ (15 cm ~ 1,65 m). Interessante notar que ele pode projetar tanto imagens armazenadas na sua memória interna, quanto de uma fonte externa via entrada de vídeo A/V.

O produto mede 6,2 x 12,5 x 2,4 cm (LxAxP) e pesa 160.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.