ZTOP+ZUMO

CES 2010: Nvidia mostra o novo Tegra

CES 2010 – Nas mãos de Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia, vemos uma nova placa-mãe com o novo processador Tegra 2 apresentado ontem na CES. Esse chip irá equipar toda uma nova geração de dispositivos portáteis com suporte para conteúdo HD e, quem sabe, talvez até o próximo tablet da Apple.

Segundo Huang, o novo Tegra oferece um ganho de 10x em desempenho consumindo apenas 500 miliwatts. Assim os novos dispositivos baseados nessa plataforma são capazes de reproduzir algo como 140 horas de música ou 16 horas de vídeo em HD.

Além disso, a empresa anunciou uma parceria com a Adobe para portar o Adobe Air pro Tegra. Assim, Hsun promete uma melhor experiência  no consumo de mídia impressa digital, como jornais e revistas.

Para demonstrar o desempenno do novo Tegra, Huang convidou ao palco Tim Sweeney da Epic Games para mostrar uma demo do seu engine Unreal já portado para o novo processador:

Junto com esse anúncio, a NVidia declarou que mais de 50 novos projetos já estão sendo desenvolvidos por diversas empresas:

Deles, o que mais me chamou a atenção é o modelo da Asus, já que sua plataforma de hardware pode ser a mesma a ser usada no tablet da Apple. Rumores que circulam pela web afirmam que a Asus irá fabricar esse equipamento.

Com isso na cabeça, eu aproveitei uma entrevista que tive com Alvin Chow, gerente de produtos para algumas linhas de portáteis da Asus, e perguntei se a plataforma do novo tablet da empresa seria o mesmo da Apple.

Ele começou a fazer caretas, se mexer na cadeira e até segurar umas risadinhas e — como era de se esperar — negou esses rumores.

Então tá bom né? Mas cá entre nós… vamos esperar o fim de janeiro com o possível lançamento do tablet da Apple.

Qualquer coisa, não se esqueçam que vocês leram primeiro aqui no Zumo. 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • walter 08/01/2010, 14:40

    Estranho, tô com problemas com o login via twitter…

    O desenvolvimento de GPUs por lá tá bem complicado, mas o Tegra realmente parece ser o produto que vai garantir a sobrevivência da nvidia.
    Muita gente fica igual adolescente-em-show-de-boy-band falando do Snapdragon, mas o Tegra (e outros A9 como o OMAP4 da TI) atropela o desempenho do Snapdragon (e outras implementações A8).
    E a nvidia teve a vantagem de aproveitar os núcleos de GPU (e áudio via PortalPlayer) internos pra reduzir o tempo de lançamento de uma implementação ARM A9 (demorava vários anos até chegar a protótipos assim).

    Agora, não imagino que a Asus faça a besteira de usar as mesmas especificações de um produto Apple em um produto interno… Imagina a reação do Steve Jobs?
    Nunca mais iria usá-la (ou a Pegatron) como CM.

  • henriquem 08/01/2010, 16:18

    atualizei o wordpress e aguardo o intensedebate atualizar tb. tá cheio de bugs!