ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

CES 2010: Asus NX90 tem dois touchpads (e som Bang & Olufsen)

(Pré) CES 2010Com a ambiciosa meta de se tornar um dos três big players mundiais no segmento de portateis até 2011, o chairman da Asus Jonney Shih apresentou em Las Vegas alguns exemplos de seus novos computadores móveis. Na prática, a fabricante de Taiwan quer ser reconhecida não só fazer bons produtos por dentro, mas também bonitos por fora.

Na sua apresentação, Shih mostrou que a ASUS tem algo de bom para todo mundo. Para os gamers e entusiastas a empresa mostrou o ROG G73JH, um modelo com tela de 17,3″ e Windows 7 de 64 bits que, com certeza, vai bater de frente com os Dell Alienware e semelhantes.

Inspirado nas linhas angulares e aerodinâmicas do caça invisível F117 Nighthawk, o ROG G73j vem equipado com um processador Core i5/i7, até 8 GB de DDR3 e uma placa de vídeo discreta ATI Mobility Radeon HD 5870 com 1 GB de DDR5. Isso também é uma quebra de paradigmas, já que é a primeira vez que a ASUS adota uma solução da ATI nesse tipo de produto.  Seu perfil com frente “rebaixada” melhora a ergonomia do teclado, que também é retroiluminado permitindo seu uso sem problemas em missões noturnas.

Na outra ponta da escala alimentar, a linha eeePC recebe seu primeiro modelo com o novo processador Atom Pinetrail (anunciado em dezembro) e com a assinatura de um designer famoso: é o 1008p Seashell Karin Rashid Collection:

Disponível em duas cores Brown Gold (acima) e Hot Pink (abaixo) o 1008p vem equipado com o novo Atom N450, 1 GB de DDR2 e 250 GB de disco, tela LCD-LED de 10,1″ (1.204×600 pixels), 1,12 kg de peso e Windows 7. Com isso, estima-se que sua autonomia de bateria fique em torno de 6 horas de uso. Interessante notar que esse acabamento também possui uma superfície de geometria complexa, o que passa além de uma sensação táctil diferente uma textura que muda de visual dependendo do modo como a luz incide sobre a superfície.

Em tempos em que a palavra sustentabilidade virou palavra de ordem, a Asus renovou seu modelo Bamboo série U, que vem com um visual mais atual e num novo tom mais escuro que lembra mais mogno do que o bambu propriamente dito:

Entretanto, Shih deixou a cereja do bolo para o final, apresentando o ASUS NX90, um impressionante notebook multimídia cujo design e sistema de áudio vem com a assinatura de David Lewis, da Bang & Olufsen.

Como era de se esperar de um portátil com a chancela da B&O e seu ICE Power System, o que primeiro chama a atenção são as “orelhas” que saltam das laterais da tela. Na verdade, são caixas de som que, segundo a Asus, proporcionam uma experiência de áudio mais rica. Seu acabamento em alumínio anodizado, além de dar rigidez ao conjunto, dá uma nova personalidade ao produto num mercado já meio saturado de pretos brilhantes – apesar de o problema de marca de dedos ainda não ter sido completamente resolvido.

Mas o que mais chama a atenção no NX90 é o fato desse modelo contar com dois touchpads posicionados uma de cada lado do teclado, algo que nem a empresa com nome de fruta ainda tentou…

Quando perguntado de onde saiu e o motivo dessa idéia, o chairman da Asus explicou que essa proposta de mover o touchpad para o lado do teclado foi testada e aprovada em clínicas e aprovado pelos us ários porque trata-se de uma posição bem mais natural e confortável para as pessoas e a configuração dupla atende também as necessidades dos canhotos. Observe, porém, que fomos informados que existirá uma versão com tela menor e que, nesse caso, só haverá um touchpad à direita.

Obviamente com o tempo os desenvolvedores de software poderão começar a tirar proveito desse novo recurso e aplicá-los em seus produtos. De qualquer modo a Asus ficou de apresentar uma delas no seu stand depois a abertura da feira no dia 7. Fiquem ligados.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Gostei da idéia do touchpad ao lado do teclado, mas gostaria de saber quantas polegadas formam a tela, pois acho que menor que 15", um touchpad já encurtaria o teclado do dispositivo.
    Eu gosto desses conceitos superfaturados, cheio de B&O e Bluray pra tudo que é lado, mas vou esperar as novidades mais "pé-no-chão" da Asus, que deverá aportar por aqui com parte da linha UL já em 2010, segundo algumas notícias do ano passado.

  • a tela é de 18,4"

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • não tenho ideia do que acontece. esse intensedebate é meio bizarro…

  • dflopes

    Caracas, e que cereja! Mas já prevejo partidas de PONG no dual-touchpad!

    Espero que chegue aos 5.000,00 aqui no Br, pois é de aluminio, blu-ray (obiaviamente), falantes B&O (um fone de ouvido custa 300,00 pilas) e bonito!

    Tão bonito qto o novo EEE!!!!

    Aguardamos testes e mais testes. De preferencia com o trailer do Batman em HD!

    P.S.: Qdo assimno os comentários (e não assassino), só recebo respostas do editores, Mr. Nagano e Henrique). Pq não recebo dos demais comentaristas, igual aos outros sites que usam intense debate?

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » CES 2010: Asus NX90 tem dois touchpads (e som Bang & Olufsen) -- Topsy.com()

  • Êêê! O post mais completo que achei sobre esses novos modelos da Asus na CES, valeu!