ZTOP+ZUMO 10 anos!

CES 2009: SanDisk, SSDs e playlists com temas

SlotRadioZumo na CES 2009 – Dia 2 – A SanDisk trouxe para a feira a sua já tradicional linha de memórias de estado sólido. Até aí, era esperado. Porém, o que chama a atenção nesta CES é o servico entitulado SlotRadio.

O SlotRadio é uma continuação da linha de MP3 players (a família Sansa) misturada ao serviço de venda de álbuns de artistas em formato SD, para ser tocado nos dispositivos da empresa. O player em si, um pouco maior que a tampa de um Gatorade, possui sua própria tela colorida LCD (é, isso mesmo) e já é uma atração. Mas a compra de músicas em SD (que a Sandisk ainda garante mais 1 GB de espaço livre) é uma aposta muito interessante.

Mas, voltando ao SlotRadio: a SanDisk descobriu, em pesquisas com consumidores, que as pessoas não gostam de ficar gerenciando suas músicas, construindo playlists, enfim, toda a burocracia que envolve o armazenamento de milhares de faixas musicais.

Assim, surge o SlotRadio, onde as pessoas poderão comprar cartões SD temáticos, de canais musicais específicos (Ex.: rock, country, dance) e com seleções preparadas previamente por autoridades no assunto, como Billboard ou Rolling Stone. Eu achei a idéia bem boa, será que pega?

Henrique comenta: é curioso ver que, mesmo sem uma loja online por trás, a SanDisk encontrou uma alternativa ‘old school’ pra vender música (e mais cartões de memória). Agora o povo é folgado mesmo pra comprar música pronta… que falta de imaginação.

  • Entendi a estratégia da Sandisk sobre “o povo não gostar da burocracia de organizar as músicas”, mas realmente fazer um player sem NENHUMA possibilidade de playlist, random e um botão para voltar a música não acho muito “inteligente”.
    Sem falar que não tem um botão de “pause” também. Qdo você desliga o player, ele começa da primeira música de novo (imagina se você quiser ouvir a música 999!).
    Na minha opinião, deveriam ser oferecidas tais opções ao cliente. Mesmo que o produto ficasse pouca coisa mais caro..