ZTOP+ZUMO 10 anos!

CES 2009: O plano para dominar o mundo da Samsung inclui TV de LED

led8000-l55

Zumo na CES 2009 – Dia 1 – Ao contrário do evento da Cisco, o da Samsung foi enorme. Com centenas de jornalistas do mundo todo, os principais executivos da empresa foram ao palco todo azul e cheio de telões de alta resolução para contar como a Samsung pretende dominar o mercado de eletrônicos de consumo em 2009. O foco, como sempre, foi nas TVs de alta definição, sempre passando pelo discurso ecológico, mas, pela primeira vez, uma empresa realmente mostrou alguma coisa nova.

A Samsung revelou a sua nova linha de TVs de LED. Isso mesmo, LED. Com consumo 40% menor que uma TV de LCD, materiais livres de mercúrio e que não emanam tóxicos quando são feitos e com um contraste que sai da casa de 2.000.000:1, as TVs de LED impressionam. Vou dar uma olhada mais de perto no estande da empresa durante a feira e conto melhor esta história, mas este pode ser um dos grandes lançamentos do ano. Ah, e elas são finíssimas. Ahm, 3 centímetros de espessura ? É, preciso ver de perto, tipo, pôr a mão, sabe ?

Outro destaque bacana foi o MPB200, projetor mediacenter de bolso, que o Henrique falou no outro post.

Nagano anedota: Eu me lembro que na época em que estivemos na Coréia, tivemos a oportunidade de fazer um tour pelo laboratório de desenvolvimento de TVs da Samsung localizado no complexo Suwon (obviamente com as câmeras deixadas no ônibus) na companhia do Sr. Sangheung Shin, gerente do depto. Na época (nov/08) o pessoal estava a mil por hora para finalizar os lançamentos de 2008 incluindo os modelos slim que começam a ser mostrados agora na CES.

Sr. Shin falou muito sobre o desafio de desenvolver uma TV finas, com novas técnicas para dispersar calor do interior do gabinete e a montagem de alto-falante e sub-woofers num espaço tão apertado. O padrão visual do gabinente ainda segue o Touch of Color e a intenção é que a empresa lance tanto TVs LCD quanto de Plasma (uia!) com desenho fino. Ele também comentou que com esse novo padrão de formato, será possível pendurar essas TVs na parede como quadros.

Enquanto ele mostrava uma TV fina aberta sobre uma bancada, eu perguntei para o Sr. Shin qual era a espessura daquele aparelho e ele educadamente respondeu que não poderia passar essa informação. Quando indaguei por quê (tinha até uma régua do lado do aparelho) ele explicou que isso era um segredo e que caso essa informação vazasse para o mercado, provavelmente alguns concorrentes iriam correndo para a oficina modificar seus gabinetes para “eles” oferecerem a tela mais fina do mercado.

Ah, então tá bom né?  >;^)

Outro fato digno de nota foi em uma das salas de teste onde a qualidade das TVs eram avaliadas: dentro dela, havia diversas faixas coloridas no chão, incluindo um quadrado muito bem marcado ao lado de uma bancada. Eu perguntei para o Sr. Shin se aquele quadrado marcava alguma referência de distância para avaliaçao de qualidade e ele respondeu que não. Aquelas linhas delimitavam alguns locais onde os funcinários poderiam ou não deixar objetos e o dito polígiono marcava o lugar onde ficaria uma cadeira usada na bancada e não nos testes. Ele explicou que, no corre corre do dia a dia, a área tendia a ficar meio bagunçada, de modo que eles fizeram aquilo para botar ordem no pedaço.

Foram literalmente dezenas de lançamentos. Chamou a minha atenção a nova linha de cameras de vídeo com memória SSD de 64Gb, claro, muito mais rápidas e gastando muito menos energia, podendo armazenar até 12 horas de filmagem em alta resolução (!).

hmx-h106-4

Outro anúncio que (muito) a pena comentar é a unipresença do Yahoo!. A parceria com a Samsung parece ser mais forte que com outras concorrentes, visto que executivos do portal estavam presentes na coletiva e, neste caso, o projeto de cooperação tem até nome: Internet@TV, também baseado nos widgets para TV. Vou comentar esta “invasão” do Yahoo! em outro post, vou tentar conversar com eles por aqui.

  • Cesar

    LED TVs que interessante, ninguém tinha pensado nisso antes, muito criativo e bom para o cliente. Filmadoras SSD da Samsung e com estabilizador ótico de imagem, a Samsung é a melhor agora em filmadoras portáteis.

  • eu

    É uma LCD com a luz de backlight usando led em vez de lampada?

  • Papai

    O backlight é de LED e não a tela que é de LCD. As LCDs normais têm luz fluorescentes como backlight.