ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

CES 2009: Motorola Motosurf A3100 (3G, touchscreen!) e W233 (reciclado!)

A3100

Nem começou a CES 2009 e a Motorola já colocou o time em campo: o bonitão da foto acima é o Motosurf A3100, mais um para a família de celulares com tela sensível ao toque rodando Windows Mobile 6.1.

Curiosamente, a Motorola o chama de “touch tablet”, com uma tela customizável (estilo Xperia X1), com conectividade Wi-Fi, GPS e 3G.

Outro lançamento simples, mas ecologicamente correto, é o Moto W233, todo feito com material reciclado (garrafas d’água) e neutro na emissão de carbono.

Mais fotos e informações depois do clique.

W233: feito com material reciclado

O W233 é certificado pela Carbonfund.org como um produto “CarbonFree” – e sua caixa é menor, também feita com materiais recicláveis. O celular é bem básico (tem apenas um slot para cartão de memória microSD de até 2 GB), com promessa de 9 horas de conversação, e será lançado ainda neste trimestre nos Estados Unidos.

E o A3100, como o Q11, é oferecido como um “smartphone social”, com widgets customizáveis, além de acesso a e-mail e internet. Tem tela de 2,8″ e, como os ‘irmãos touch com Windows Mobile’, funciona com toque, stylus e trackpad. Sua câmera é de 3 megapixels e aceita expansão de memória até 32 GB com cartões microSD (especificações completas aqui).

Será lançado em “diversas regiões” ainda neste trimestre também, incluindo a América Latina. A Motorola não divulgou os preços ainda.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin