CES 2009: Kodak Z980 Digital Camera (superzoom de 24x)

C

kodak-z980

E quando você acha que uma câmera semiprofissional já era o máximo com 18x de zoom óptico, vem a Kodak e lança uma câmera com 24x (números enormes! números enormes!). Aproveitando a onda, a fabricante anuncia também na CES (que ainda não começou, vale lembrar) uma nova filmadora digital portátil com alta resolução.

Para tudo agora: A Olympus anuncia, na mesma CES, uma câmera com zoom de 26x, a SP-590UZ, numa dica excelente do Mangaba nos comentários (ou “Kodak, meu zoom é maior que o teu!”).

olympus

A SP-590UZ tem também 12 megapixels de resolução, lentes 4.6-119mm (equivalentes a 26-676mm em 35mm), mas seus vídeos são em resolução padrão (640 x 480). E a guerra dos megapixels virou a guerra do megazoom.

Agora voltando à Kodak:

kodak-2

A câmera Z980, além dos 24x de zoom óptico, tem todo o jeitão de câmera profissional, e é a primeira vez (Nagano, me corrija, por favor) que vejo um modelo amador com grip vertical.

A lente, em modo grande angular, é de 26 mm, e a resolução é de 12 megapixels, com a opção de fazer vídeos em alta definição. Tem ainda uma sapata para flash e vai sair pelo preço sugerido de 399 dólares quando for lançada nos EUA, em abril.

kodak-hd

Já a Kodak ZX1 Digital Video Camera é a irmã mais nova da Zi6. Disponível nas cinco cores acima, tem proteção resistente a água e faz vídeos com resolução de 720p a 60 quadros por segundo – e, diz a Kodak, em condições extremas de muita ou pouca luz – e tem entrada para cartões de memória SDHC de até 32 GB (ou DEZ horas de vídeo. Será que a bateria aguenta?).

Sai no segundo semestre, pelo preço sugerido de 149 dólares (e com isso minha Flip fica cada vez mais desatualizada…).

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos