ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

CES 2009 – As superTVs da Toshiba

Blue Lagoon - o detalhe

ZUMO EM LAS VEGAS – DIA 1 – Na coletiva deste ano, a Toshiba teve seu foco exclusivo em sua linha de TVs.  Visivelmente, a briga Blu-ray versus HD-DVD, defendido pela empresa, teve seu preço, uma vez que o comentário nos corredores era só esse, a perda da briga de formatos.

As tendências da feira estão sendo todas mantidas. A conferência começou com o compromisso “verde” da empresa, em manter níveis de consumo de energia mínimos e aumentar o uso de materiais biodegradáveis e recicláveis. Porém, nada muito palpável foi mostrado.

Novamente, uma empresa apresentou uma solução de entretenimento digital baseado na internet, e nos Yahoo! Widgets para TV.  Aos poucos, o Yahoo! mostra que andou trabalhando em 2008 em parcerias com todos os gigantes do setor, antecipando esta tendência de conteúdo. E promete ser a principal parceira das empresas que possuem seu DNA no hardware, mas querem um pedacinho do enorme mercado de conteúdo digital.

Foram anunciadas as linhas de Tvs de 19 a 55 polegadas, desde modelos de entrada como as linhas 610 e 611 (que, mesmo assim, atendem a maioria das necessidades básicas do consumidor) até as poderosas TVs REGZA, de até 55 polegadas, e que possuem tecnologias inovadoras de gradação de pixels e upscale de resolução sem artefatos.

O design teve capítulo especial, com o lançamento do conceito Deep Lagoon (mais uma tentativa de “esconder” as bordas da TV) e do conceito Infitity, presente só no top-de-linha SV670. Um acabamento inteiriço de vidro com tratamento anti-reflexo, digno das melhores salas e dos entusiastas mais exigentes:

SV670: topo de linha

Foram anunciadas também linhas de combos de TV + DVD + TV Digital, um mercado em crescimento nos EUA e onde a Toshiba é líder.

22AV600V: a topo de linha da Toshiba

Na parte tecnológica, além das várias tecnologias proprietárias para melhoria de imagem anunciadas, uma novidade de hardware chama a atenção: a partir do segundo semestre de 2009, a Toshiba passa a usar os processadores Cell (o mesmo do Playstation 3, da Sony) nas TVs e em um novo produto de (adivinha): download de conteúdos digitais.

Com isso, a Toshiba espera aumentar a velocidade de processamento de imagem de suas TVs em até 300%.  E tem mais anúncios por aí. Daqui a pouco tem Sharp. Fiquem ligados!