IoT do dia: Cerevo Hackey

I

Dispositivo Wi-Fi permite controlar diversos serviços ligados na web por meio de uma simples chave (de verdade!)

Da série “a Internet das Coisas vai pegar você (ou pelo menos apagar a luz quando você sair de casa) ” o Hackey da Cerevo é um produto que chama a atenção por ser uma curiosa “metáfora visual” na forma de uma fechadura que abre as portas para inúmeros produtos e serviços disponíveis na grande rede, no sentido mais exato da palavra:

Como podemos ver no vídeo acima, a grande sacada do Hackey está na sua capacidade de se conectar com diversos produtos e serviços na web ao mesmo tempo de maneira simples e segura já que só o dono da chave pode operá-lo (duh!)

Ele pode ser usado tanto para coisas simples como controlar as funções de uma casa inteligente como trancar a casa e ligar o alarme, quanto para acionar serviços mais pessoais como ativar o feed de notícias do seu smartphone ou liberar o acesso do seu serviço de mensagens e quem sabe, num futuro próximo, até chamar um Uber ou seu carro autônomo para levá-lo para o serviço!

Interessante destacar que diversas funções podem ser associadas tanto ao movimento de “liga” quanto ao de “desliga” da chave.

Isso é possível graças ao uso da tecnologia IFTTT (If This Then That) que é um serviço gratuito baseado na web para criar cadeias de instruções condicionais simples (os chamados applets) que podem ser acionados por alterações que ocorrem em outros serviços da Web como Gmail, Facebook, Telegram, Instagram ou Pinterest:

A grande sacada neste caso é que o usuário pode programar o Hackey para realizar essas operações por meio de requisições do tipo HTTP POST e — do mesmo modo — ele pode reagir a comandos HTTP GET enviados para o mesmo acendendo seus LEDs na base em cinco cores diferentes. Mais detalhes sobre isso aqui.

E caso o usuário prefira que todas as pessoas possam operar o Hackey a chave com trinco pode ser facilmente trocada por um interruptor padrão de mercado:

O produto mede 5,6 cm de diâmetro e 5,1 cm de altura (sem a chave), pesa ~60 gramas e se conecta com a rede local por meio de uma interface Wi-Fi 802.11b/g/n a 2,4 GHz. Ele é alimentado por meio de uma porta USB Micro de 5V micro USB.

Seu preço sugerido é de US$ 89 na lojinha da empresa e já vem com uma chave extra, cabo USB Micro e um suporte para montar na parede.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Por Mário Nagano

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos