ZTOP+ZUMO

CEO da Intel: Vamos acelerar, inovar, competir e liderar

IDF 2013: No keynote de abertura, Brian Krzanich falou sobre sua estratégia para os próximos anos e como sua empresa vai atender a cada segmento do mercado com novos produtos, o que inclui uma nova família de produtos de baixo consumo.

Na sua primeira apresentação como CEO da Intel, Krzanich apresentou a nova estratégia da empresa, o que inclui um novo slogan intitulado “Look Inside” e o redirecionamento da sua estratégia de produtos na direção de um mundo cada vez mais móvel e interconectado.

IDF2013_D1_krzanich_look_inside

Porém, isso não significa que a empresa irá deixar seu passado no mundo dos PCs e sim que ela irá atender a todos os segmentos do mercado, incluindo o mobile. “Nossa estratégia é muito simples. Liderar em todos os segmentos da computação” disse o executivo.

IDF2013_D1_estratégia

E para mostrar que o mundo dos PCs vai bem obrigado, ele mostrou o protótipo de um notebook totalmente funcional já equipado com o novo processador Core ix de quinta geração — codinome Broadwell —  um chip de 14 nanômetros que sucederá o Haswell nos próximos anos com a promessa de níveis de consumo ainda menores sem comprometer o seu desempenho.

IDF2013_D1_broadwell2

No segmento de smartphones, o executivo apresentou o primeiro modelo de referência com suporte para redes 4G\LTE — isso porém por meio de um modem externo (não integrado ao núcleo do processador)…

IDF2013_D1_phone_4g

… além de demonstrar um novo modem com tecnologia LTE Avanced  que oferece desempenho ainda melhor e tem previsão de chegar ao mercado já em 2014.

IDF2013_D1_LTE_demo

Com relação aos dispositivos móveis, o grande anúncio nesse segmento é o Bay Trail seu primeiro SOC de 22 nm que oferece desempenho e autonomia de bateria ainda melhor que o Clover Trail graças ao novo processo de fabricação (22 nm) e da microarquitetura Silvermont que utiliza transístores 3D. A previsão é que nos EUA ele deve estar dentro de ~20 tablets com Android e Windows 8 que devem chegar ao mercado americano a tempo do natal com preços até abaixo de US$ 100.

IDF2013_bay_trail

Outro assunto abordado por Krzanich é a investida na empresa no segmento de embedded computing com um novo chip chamado Quark  uma nova família de chips baseado em x86 que é considerada a menor plataforma SoC já desenvolvida pela casa.

IDF2013_D1_quark

O Quark ocupa uma área de apenas 1/5 do tamanho de um chip Atom e funciona com apenas um décimo da energia. Observamos porém que a Intel ainda não divulgou números de desempenho mas fica claro que não se trata de um produto voltado para alto desempenho.

IDF2013_D1_krzanich_quark

Uma das grandes sacadas desse produto é que tanto a Intel quanto seus clientes podem implementar seus próprios circuitos (ou IPs) ao núcleo do Quark resultando assim num chip especializado e construído sob medida para atender a tarefas bem específicas como controlar o tráfego de dados de uma rede, monitorar processos industriais, sistemas médicos, etc. O executivo afirmou que a idéia neste caso é de produzir esses chips com Quark nas suas fábricas e não terceirizar sua produção.

IDF2013_D1_wearable

Com o Quark a Intel também quer fornecer os componentes de hardware para a chamada Internet das coisas. Para ilustrar esse conceito o executivo mostrou alguns protótipos de dispositivos vestíveis na forma de braceletes. Tratam-se ainda de mockups e modelos de engenharia bastante rudimentares, mas que devem evoluir num futuro próximo.

IDF2013_D1_wearable2

Legal né?

Disclaimer: Mario Nagano viajou a San Francisco a convite da Intel, mas todas as opiniões e as fotos bacanas são dele.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.