CEO da Lenovo confirma ThinkPad X100

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Pela primeira vez, o primeiro escalão global da Lenovo — incluindo o CEO Yuanqing Yang —  veio ao Brasil para conhecer o nosso mercado, visitar parceiros e afirmar — pela enésima vez — que não vieram comprar a Positivo Informática.

Depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro no início dessa semana, eles alugaram todo o segundo andar do Hilton São Paulo Morumbi (ao lado da sede da HP Brasil, por sinal) para reuniões de negócios na terça e ontem abriram um pequeno horário na sua agenda para uma breve coletiva de imprensa. Além do CEO Global estiveram presentes Tomaz Oliveira (VP Brasil), Rory Read (Presidente e COO), Kenneth DiPietro (VP Sênior de RH), Milko Van Duijl (VP Sênior de Mercados Emergentes), Liu Jun (VP Sênior de Produtos Idea), Frances K. O´Sullivan (VP Sênior de Produtos Think) e Chen Shaopeng (VP Sênior dos Mercados Emergentes).

O que ficou claro durante esse encontro é que a Lenovo não veio fazer nenhum anúncio bombástico e sim reforçar o que já temos ouvido de outros big players: o Brasil é um mercado estratégico e que em 2010 pode se tornar um dos cinco maiores mercados do planeta e — obviamente —  a Lenovo está disposta morder um pedaço desse bolo.

Segundo Read, sua empresa está disposta a entrar agressivamente no mercado de SMB e varejo com suas principais armas: qualidade e preço. Para isso a Lenovo Brasil está reforçando sua divisão de varejo — o que talvez explicaria a presença de um VP de RH — para aumentar sua presença no segmento local de consumo que estaria hoje em torno de 3%. Isso pode parecer pouco, mas o executivo explicou que nosso mercado está bastante pulverizado entre muitos fabricantes. Apesar da negociação com a Positivo não ter se concretizado a empresa está sempre aberta para outras negociações.

Entre uma explicação e outra, um executivo se animou a falar e deixou escapar que um novíssimo Thinkpad — o modelo X100 — realmente existe e que será lançado nos próximos meses. Para quem não conhece, o X100 é um notebook subcompacto leve e fino que ficaria entre os netbooks e o X200 e que pode ser o primeiro ThinkPad baseado num processador AMD (Athlon Neo?) e o segundo a ser oferecido com opção de cores além do preto. Melhor ainda foi saber é que existe a possibilidade dele também chegar no Brasil (yay!).

No fim da coletiva eu fui correndo falar com Frances O’Sullivan para ver se ela revelava mais detalhes. Ela deu umas escorregadas e a única coisa que ela confirmou é que os próximos lançamentos da Lenovo serão mostrados no CES em janeiro. Ela me passou o cartão dela e me disse pra procurá-la no stand da empresa.

(Claro que vou!)

Trivia:

Segundo um vídeo apresentado no evento, a empresa chinesa originalmente se chamava “Legend Computers” e com a compra da divisão de PCs da IBM, surgiu a nova marca a partir do “Le” (de Legend) + “novo” = Lenovo.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

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