ZTOP+ZUMO 10 anos!

Celulares vão para a guerra

Entre os souvenirs que o Henrique trouxe lá do CTIA Wireless 2008, um item que me chamou a atenção foi um envelope postal que faz parte de uma campanha de coleta de celulares usados que são convertidos em créditos de ligação para serem usados pelos soldados norte-americanos em campanha fora dos EUA para ligarem para suas famí­lias.

Henrique comenta: O envelope não veio exatamente da CTIA, mas sim dentro da caixa da Amazon que o Nagano mandou entregar no hotel. E o adesivo de um desses saquinhos colou na capa do meu livro do Fake Steve Jobs

A iniciativa é da ONG Cell Phones for Soldiers, fundada por dois adolescentes da cidade de Norwell (Massachussetts) com um capital de US$ 21 do próprio bolso e que já levantou cerca de USS 1 milhão em doações, convertidos em mais de 400 mil cartões pré-pagos enviados para as tropas norte-americanas. Cada aparelho rende, em média, 1 hora de ligação.

Trata-se de uma idéia é muito interessante, já que ela poderia ser útil em vários tipos de programas sociais e até mesmo para nossos soldados enviados para o Haiti, se é que existe telefone por lá.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.