ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Celular com Wi-Fi encontra a linha fixa

Já ouvi falar muito de empresas (daquelas grandes) que adotam celulares com Wi-Fi para deixar o funcionário com um aparelho apenas. Na rua, o telefone usa a rede celular. Quando entra na empresa, no ambiente wireless, usa soluções dos gigantes de telecom (Cisco, Avaya e por aí­ vai) que transformam o simples telefone em um terminal de Voz sobre IP, com redirecionamento automático do ramal para o aparelho. Agora o usuário doméstico pode fazer isso, com um novo serviço chamado Vonex Mobile, da operadora VoIP Nexus Telecom.

Por enquanto, o serviço é restrito a aparelhos da Nokia (Symbian série 60), como o N95, N80, N93, E61 e E61i. Quando o 3G deslanchar (após o incrí­vel ágio no leilão de ontem), será compatí­vel com o Vonex Mobile também, e vai dar pra usar na rua (espero). Os pacotes de voz custam a partir de R$ 14,90, em modos pré e pós-pago (claro que precisa ter a rede wireless em casa também). Acho uma excelente idéia – se a sua conexão banda larga não cair no meio do dia e te deixar na mão, claro.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Sabe de existe celulares mais baratos com conexão wi-fi?

  • daniel
    barato mesmo não tem ainda, por conta da tecnologia. a Nexus vende um pacote com N95 + roteador + software voip instalado, mas nao divulgou o preço.

  • Pingback:   Agora só ano que vem - Fudeblog by Cesar Cardoso()

  • Edson T

    A teoria e excelente mas acho que assim como outras, os dispositivos moveis ainda esbarram na questao bateria principalmente usando Wi-Fi.