ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Celeron dual-core í  vista (de novo)

Parece que agora é pra valer: segundo o Digitimes, a Intel irá introduzir seu primeiro Celeron dual-core – série E1000 – no primeiro trimestre de 2008. De fato, não será um e sim três chips!

O primeiro deles será o E1200, um chip de 1,6 GHz com 512 kb de cache L2 e barramento frontal (FSB) de 800 MHz, ainda baseado no núcleo Conroe de 65nm.

Apesar disso, nesse mesmo perí­odo, a Intel pretende colocar mais dois Celeron dual-core de 45nm (baseado no Penryn?): o E4700 de 2,6 GHz com 2 MB de L2 e FSB de 800 MHz e um modelo ainda mais avançado – ainda sem nome – com 3 MB de L2 e FSB de 1.066 MHz (Uau!).

O preço estimado do E1200 será de US$ 53 e o E4700 sairá por US$ 133, ambos preços unitários em lotes de mil peças.

Agora fica a dúvida caso esses lançamentos se confirmem. A Intel irá acabar com sua linha de chips single-core?

Não teria tanta certeza disso, já que, como já me disse Stephen Smith no último IDF – não existe nada mais barato de ser produzido que um chip single-core.

Seguindo esse raciocí­nio, a produção dos Celeron single-core – como a série 400, baseado no Conroe – poderia ser direcionada para os projetos do programa World Ahead, como o Classmate PC e o Eee PC, que está sendo chamado pelo mercado de “E3 PC” (E-Three PC).

É sabido que uma nova versão do Classmate PC já está pronta para ser lançada no iní­cio de 2008 e que uma terceira versão já está a caminho. Some-se a isso os boatos de que o pessoal de Santa Clara pretende convencer o pessoal do OLPC a mudar o chip AMD do XO para Intel, teremos assim, uma interessante demanda por um chip single-core de baixí­ssimo custo.

Se for dual-core, melhor ainda. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.