ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Casio TR-M11 mini Selfie Camera

A TR-M11 é uma câmera que facilita ao máximo o desejo de botar a sua cara na web (no sentido mais exato da palavra).

Em um mercado onde as câmera digitais do tipo point-and-shot tem perdido (praticamente todo o) seu espaço para os smartphones, a nova TR-M11 da Casio é um exemplo bem interessante de um produto altamente customizado para atender uma demanda em alta no mercado que, neste caso é a popularidade das selfies nas redes sociais:

Tecnicamente falando, a TR-11 mini é uma versão compacta da EX-TR75/EX-TR80 que…

…por sua vez é a evolução da Casio Tryx que vimos pela primeira vez ma CES 2011.

Só que, ao contrário desses modelos cuja tela gira 180° (o que permite direcionar a objetiva da câmera tanto para frente quanto para trás) este novo modelo só olha para trás o que limita o seu uso apenas para tirar selfies.

Fora isso, vale a pena destacar o seu design na forma de caixa de pó compacto que, na nossa opinião é uma interessante metáfora visual, já que ajuda a criar maior um laço afetivo entre a câmera e o seu usuário.

A câmera em si tem resolução nativa de 10,5 MP capaz de capturar imagens de até 4.000 x 3.000 pixels no formato 4:3 ou preferencialmente no formato quadrado (1:1) na resolução de  2.976 x 2.976 pixels. Fora isso ela também grava clipes de vídeo de até 29 minutos na resolução de 1.024 x 1.024 pixels a 30fps) ou 480×480 pixels a 30fps.

Ela conta com uma memória interna de 49,9 MB que pode ser expandida por meio de seu slot micro SD compatível com os cartões micro SD/SDHC/SDXC (não incluso) e sua bateria recarregável (NP-11A) tem uma autonomia estimada em 225 imagens (padrão CIPA) e pode ser recarregada por meio da sua porta micro USB 2.0. Além disso, a TR-M11 também conta com interface bluetooth e Wi-Fi 802.11 b/g/n

Já sua objetiva é uma grande angular de 3.8 mm (21mm equiv.) / f2.8 formada por cinco elementos em cinco grupos com autofoco, capaz de focar a partir de 10 cm do assunto até o infinito. Ele também conta com zoom digital de 4x e disparador de  1/4 até1/16000 segundos. Sua tela LCD TFT de 2,5″de 691,200 pontos é do tipo touchscreen.

Porém, a grande sacada desse novo produto é o seu sistema de iluminação formado por oito LEDs brancos que formam um círculo ao redor da objetiva que acendem ou não de acordo com o modo de uso…

… o que permite “modelar” a face do usuário, permitindo assim criar imagens com climas e estilos diferentes:

Além isso, a TR-M11 ainda conta com o chamado “Sub-LED”, ou seja, um segundo LED branco montado na base da sua tela LCD que emite uma luz de baixo para cima…

… o que permite iluminar partes do corpo (como embaixo do queixo) minimizando assim a formação de sombras indesejadas:

E é claro que além de todo esse aparato de iluminação, a TR-M11 ainda conta com diversos de efeitos e filtros digitais que permitem ajustar o tom / suavidade / brilho da pele / contorno da face, tom da maquiagem, removedor de pintas e/ou reflexos de iluminação dos olhos, etc. além de aplicar filtros criativos como HDR, Vivid, Pink, Elegant, Foggy, Fairy e Nostalgic.

E como não poderia deixar de ser, as imagens e vídeos capturados pela TR-M11 podem ser automaticamente enviadas para o smartphone — por meio do app Exilim Connect disponível para iOS e Android — e dai elas podem ser postadas automaticamente nas suas redes sociais favoritas.

A TR-M11 mede aproximadamente 7,7 x 8,3 × 2,7 cm (LxAxP) pesa 139 gramas e estará disponível em cinco cores diferentes, incluindo dois tons de pink:

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.