ZTOP+ZUMO

Casio lança o ClassPad.net, uma ferramenta para cálculo de funções e gráficos na nuvem

O sistema tira proveito da tecnologia CAS para facilitar a entrada de expressões matemáticas e a apresentação dos resultados de maneira natural e intuitiva.

Casio Computer anunciou na semana passada (1/ago) o lançamento oficial do ClassPad.net, um serviço gratuito na web que permite aos seus usuários realizar cálculos de funções lineares e quadráticas, traçar gráficos e até usar um sistema de álgebra computacional baseado no CAS (Computer Algebra System) para realizar cálculos a partir de expressões matemáticas diretamente na tela do computador, tablet e até smartphone:

Para quem não sabe, o CAS é um software equipado com uma interface visual que facilita o cálculo na matemática simbólica — uma idéia por sinal veio até mesmo antes da invenção do computador já que Ada, condessa de Lovelace, sugeriu seu uso em 1844. Já os primeiros sistemas de álgebra computacional surgiram na década de 1960 a partir de pesquisas na área de inteligência artificial. Nessa mesma época surgem os primeiros softwares baseados no conceito de manipulação simbólica, como o FORMAC e LISP. Nos anos 1980 surgem os primeiros sistemas mais comerciais como o Maple da Maplesoft (embaixo), o finado Derive da Texas Instruments e o notório  Mathematica de Stephen Wolfram.

Já a CASIO adotou o CAS inicialmente nas suas calculadoras, primeiramente na Casio CFX-9970G e na Casio Algebra FX 2.0

… que foram a base para o desenvolvimento do ClassPad 300, uma linha de calculadoras especialmente voltada para o mercado de educação criada pela divisão de R&D da Casio no Japão em parceria com a CASIO Education Technology M.R.D. Center localizada na cidade de Portland no Oregon, EUA que contratou programadores, engenheiros e especialistas em educaçào para desenvolver o ecossistema desse produto, a partir de um conceito criado na época batizado de eActivity.

Lançadas em 2003 a série ClassPad com CAS suporta não apenas a fatoração e a resolução de equações, mas também realiza cálculos avançados, como a transformada de Fourier e até a transformada de Laplace o que faz dessa plataforma muito popular entre os estudantes e professores de matemática.

Sob um certo ponto de vista, a criação de uma versão baseada na nuvem não deixa de ser uma evolução de um produto que deixa de se limitar pelo pelo seu hardware para se tornar uma idéia e/ou conceito que existe na nuvem, atingindo assim um público muito mais amplo e da maneira mais simples e acessível possível.

Além dos cálculos de funções, esse serviço suporta gráficos, cálculos estatísticos e cálculos geométricos. Fora isso o ClassPad.net é a primeira ferramenta de cálculo de matemática baseada na Web do mundo que permite ao usuário organizar equações, figuras geométricas e gráficos livremente:

De fato, os usuários também podem combinar os diversos elementos na janela do navegador Web de maneira bastante flexível, como equações matemáticas, figuras geométricas e diversos tipos de gráficos.

O ClassPad.net oferece três níveis de serviço: o Gratuito (= Free) que pode ser usado sem a necessidade de registro do usuário.

Já o serviço Básico (= Basic) também é gratuito, mas é necessário que o usuário se registre para desbloquear recursos adicionais, como salvar gráficos e resultados de cálculos.

Finalmente o serviço Plus oferece uma espécie de assinatura paga que permite usar o CAS, funções estatísticas avançadas e outros recursos mais sofisticados, como a função de reconhecimento de escrita (hadwriting recognition) que permite o usuário entrar com as equações matemáticas usando sua própria letra de mão e/ou garrancho e/ou garatuja:

Para mais informações visite o site do produto em https://classpad.net/

Ainda em Tempo (1)

Além desse serviço na nuvem, a Casio também anunciou o ClassPad.net Engine que é uma API (paga) baseada na Web voltada por desenvolvedores de livros didáticos digitais e provedores de CBT (computer-based testing ou testes baseados em computador) nas áreas de matemática, física e estatística.

O ClassPad.net Engine oferece ferramentas para cálculo e representação gráfica que podem ser incorporadas em equações e gráficos em plataformas de educação digital, como livros didáticos e TCC, além de uma ferramenta de pontuação automática para respostas a perguntas, permitindo que editores e provedores de TCC escolham e incorporem os recursos necessários.

Esse engine reconhece quando as equações são matematicamente idênticas, apesar de serem escritas em uma ordem diferente (por exemplo, y = x2-4x + 3 e y = x2 + 3-4x), para garantir que as respostas sejam pontuadas corretamente.

Entre as primeiras empresas a anunciar o uso do ClassPad.net engine está a Kendall Hunt Publishing Company.

 

Ainda em tempo (2)

Enquanto pesquisávamos na rede para elaborar esse post, topamos meio que por acaso com o último relatório de resultados do primeiro quadrimestre da Casio (First Quarter Results Briefing for Year Ending March 31, 2019) que além dos dados de desempenho financeiro, mostra algumas informações interessantes, como por exemplo, o impacto positivo da saída da empresa do mercado de câmeras digitais nas finanças da empresa:

Aqui uma visão segmentada do mercado mundial de relógios de pulso da empresa, que mostram diferentes comportamentos e os desafios de cada geografia:

Mas para nós a parte mais interessante dessa apresentação é a que fala sobre a estratégia de negócios futuros…

… o que inclui o lançamento do ClassPad.net

… e o investimento em novos produtos e tecnologias como impressoras 2.5D

… sendo que a empresa já desenvolveu com o sistema de impressão Mofrel 2.5D que utiliza tecnologia de luz próxima do infravermelho (Near-IR) para criar formas (ou mais exatamente relevos):

Outro anúncio bem interessante é que a Casio pode até ter saído do mercado de câmeras digitais de consumo, mas a sua tecnologia será aplicada em outros mercados como a da área médica, onde a empresa apresentou o que parece ser uma câmera especificamente voltada para dermatoscopia que utiliza técnicas de deep learning e IA para identificar automaticamente manchas suspeitas que podem indicar tumores de pele:

Legal né?

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.