ZTOP+ZUMO

Canon: fábrica no Brasil também vai produzir DSLRs

Prevista para entrar em operação em julho de 2013 a nova fábrica da Canon irá produzir inicialmente câmeras compactas, mas poderá expandir para DSLR em 2014 e até impressoras.

Durante as palestras oficiais, sessões de perguntas e respostas e até conversas informais que tivemos com um e outro executivo aqui na sede da Canon Inc. no Japão temos uma imagem mais clara sobre como é a nova fábrica da Canon na Zona Franca de Manaus. Uma iniciativa tão importante que já é considerado um marco da história da empresa:

Fabrica_Canon_linha do tempo

A primeira delas é que se trata de um empreendimento novo e independente. Segundo Jun Otsuka, presidente da Canon do Brasil, a fábrica (que será conhecida como Canon Indústria de Manaus Ltda.) está sendo construída pela Canon do Japão e não será administrada pelo seu escritório local que faz parte da Canon USA.

Apesar disso, existe uma intensa troca de informações entre as duas unidades, principalmente no que se refere a maneia de como trabalhar no País, especialmente no que se refere às normas e legislação local. E é claro que, depois disso, elas continuarão a trabalhar juntas para desenvolver o mercado. A fábrica irá empregar 60 pessoas até o fim deste ano e poderá chegar a 100 até 2014.

Inicialmente ela irá produzir modelos compactos da linha Powershot série A, Digital Elph e, em 2014 existe a previsão de que a fábrica possa começar também a produzir câmeras DSLR de entrada como a EOS Rebel T5i ou sua futura equivalente na época.

canon-eos-rebel-t5i

O interessante neste caso é que, com a fabricação local, existe a possibilidade de oferecer esse produto com diferentes formatos como por exemplo: o mesmo corpo com uma lente básica (18-55 mm) ou de maior alcance (18~135 mm)  e até mesmo kits com duas lentes. Isso permitirá que o usuário tenha uma experiência de uso da câmera mais ampla e agradável, incentivando assim a aquisição de lentes adicionais o que é, por sinal a ideia deste produto, né?

Fora isso, durante a entrevista com o CEO da Canon Inc — Fujio Mitarai (mais sobre ele em outro post) — disse que, além das câmeras, a planta de Manaus também irá produzir impressoras (uia!), mas conversando depois com Ostuka, ele me explicou que isso ainda não está decidido e o que existe de fato é que a nova fábrica tem condições de produzi-las caso exista demanda. Aliás, o terreno da Canon em Manaus é bem grande e está preparado para receber ampliações caso seja necessário, completou ele.

DisclaimerMario Nagano viaja ao Japão a convite da Canon, mas todas as opiniões e fotos bacanas são dele.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.