ZTOP+ZUMO

Hands-on: Canon EOS M

A primeira câmera sem espelho da Canon, a EOS M, começa a ser vendida mês que vem no Japão. Mas isso não impediu a fabricante de trazer um modelo para a PhotoImageBrazil, em São Paulo. Mas é só para demonstração mesmo: a Canon não tem previsão de preço, mas a câmera deve ser lançada ainda neste semestre no Brasil.

A Canon EOS M vem equipada com sensor APS-C de 18 megapixels (como dá para ver na foto abaixo) e mede apenas 10,7 x 6,6 x 3,2 cm (LxAxP) e 262 gramas de peso (sem lente e bateria).

Ao contrário das câmeras Micro Four Thirds, a EOS M ainda vem equipada com uma cortina mecânica de movimento vertical com velocidades de 1/4000 até 30 segundos e sincronização de flash em 1/200 segundos. Sua tela LCD de 3 polegadas (~ 1,040 MP) é sensível ao toque e possui tratamento anti-marcas de dedos.

A estética da câmera segue o que outros fabricantes (como Sony, Panasonic e Nikon) já fizeram: um corpo simples e com poucos botões.

A oferta inicial da EOS M no exterior será com duas lentes: uma zoom básica 18-55 mm. Note a sapata para flash externo no topo da câmera, algo relevante já que a EOS M não possui flash embutido (boo!)

E uma fixa 22 mm:

A Canon também mostrou o adaptador de lentes convencionais da marca para o novo padrão EF-M, usado na EOS M. 

Fotos por Mario Nagano/ZTOP

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin