ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Câmera Instantânea Impossible I-1

Criada pela Impossible Project, a I-1 é a primeira câmera da empresa compatível com o filme Polaroid 600

Aqueles que curtem fotografia instantânea já devem ter ouvido falar do Impossible Project, uma empresa fundada em 2008 por Florian Kaps, André Bosman e Marwan Saba — que assumiram o controle de uma unidade de produção da Polaroid (com maquinário, alguns ex-funcinários e tudo!) na Europa, com o objetivo de continuar a fabricar filmes instantâneos. Depois de alguns altos e baixos, a produção em massa teve início em 2012 com um único produto (um filme preto e branco) mas que depois evoluiu e diversificou para outras mídias (tanto mono quanto em cores) compatíveis com as câmeras Polaroid SX70, 600 e Spectra.

Impossible_I_film

Depois disso, em 2013 a empresa anunciou seu primeiro “hardware”: O Impossible Instant Lab, uma engenhoca capaz de transferir uma imagem de uma tela de um smartphone direto para uma chapa de filme, algo como um scanner ao contrário:

impossible_nstant_Lab

E nesta semana (11/abril) a empresa anunciou a Impossible I-1 a primeira câmera da casa:

Impossible_I-1_frente

Visualmente falando, ela até lembra vagamente a Polaroid 1000 com seu corpo rígido e traseira em ângulo (como num episcópio), local onde fica o espelho que desvia a imagem que vem da lente para baixo na direção do plano da chapa do filme, que é ejetada automaticamente após a exposição.

Impossible_I-1_lado

Mas ao contrário desta, a I-1 utiliza o Impossible Film tipo 600, conta com sistema de autofoco, ringflash com ajuste automático de acordo com a luz ambiente. Fora isso, ela conta com uma porta USB (usada apenas para recarregar sua bateria interna) e uma interface bluetooth, o que permite controlar a câmera remotamente por meio de uma app, que também adiciona novos recursos como ajuste da velocidade/abertura, controlar o flash e até dispará-la remotamente, permitindo até criar exposições ou pintar a cena com luzes.

O seu visor aberto do tipo albada ajuda a dar um toque retrô e chique ao produto:

Impossible_I-1_visor

A I-1 ainda não chegou ao mercado, mas já existe um teaser no site da Impossible onde os interessados podem se cadastrar para obter mais informações. Seu preço sugerido estará na faixa de US$ 299 o que é quase 2,3 vezes o preço da sua concorrente mais direta — a Fuji Instax Wide 300.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 13/04/2016, 13:09

    eu sonho com uma Fuji Instamax.
    Mas acordo quando vejo o preço dos papeis fotográficos.
    :-/
    E me limito às promoções pra impressão de fotos digitais.