Calibre: o melhor amigo do Positivo Alfa

C

Recebi ontem o leitor de ebooks Positvo Alfa Wi-Fi para testes e, pensando numa maldade e outra, passou uma idéia pela minha cabeça: será que esse leitor é compatível com o gerenciador de arquivos Calibre? Conheci esse programa por meio de uma dica do Eric Costa, durante o nosso review do Kindle. Trata-se de um gerenciador de ebooks freeware e de código aberto capaz de fazer diversas coisas interessantes, como transferir conteúdo do e-reader para o PC e vice-versa, além de converter diversos tipos de documentos para o formato que pode ser aberto no leitor. Fora isso ele dispõe de versões para Windows, MacOS X e Linux, o que torna essa ferramenta muito útil para as diversas tribos independente da sua crença.

Nesse caso, o pulo do gato é saber configurar o programa para o e-reader correto. Como o Positivo Alfa nem o ES600 (o fabricante OEM) não constam da relaçào de dispositivos suportados, tive que procurar na web por alguma empresa que vendesse o ES600 sob sua marca e encontrei um que constava na lista — o Booq Reader. Ele pode ser selecionado durante o processo de configuração inicial do Calibre, opção que também pode ser executada no menu de configuração:

Feito isso, basta conectar o Positivo Alfa no computador e começar a transferir coisas de e para o dispositivo, além de converter documentos que não abrem nativamente no Alfa para um formato compatível. Nesse caso o ePUB.

Abaixo, alguns exemplos que fizemos aqui na Zumo-caverna:

Arquivos em PDF: A conversão ocorreu sem problemas, mantendo até algumas características interessantes como a busca por palavras-chave. Entretanto, como no Kindle, ele não permite o zoom na imagem.

Formato CBZ/CBR: A conversão dos gráficos encapsulados num arquivo .zip/.rar também ocorreu sem problemas.

Periódicos: Esse é um recurso nativo do Calibre que permite baixar conteúdo de periódicos de diversos países e idiomas direto para o e-reader. Entre eles, veículos nacionais como O Globo do Rio e O Estado de S. Paulo. Interessante notar que o aplicativo pode ser programado para baixar as notícias, converter o conteúso e passar para o leitor, que também aproveita a conexão para apagar automaticamente as edições mais antigas!

Eu particularmente fiquei muito impressionado em saber que o Alfa consegue trabalhar com o Calibre pois ele expande — e em muito — a versatilidade e as possibilidades de uso desse equipamento. Com ele, o consumidor tem ainda mais liberdade de escolher, baixar e até criar seu próprio conteúdo para ser lido no Alfa. Além disso o fato desse e-reader dispor de um slot para cartões micro SD faz com que ele possa armazenar ainda muito mais conteúdo, permitindo até que o usuário crie sua própria biblioteca de cartões, coisa que por exemplo que o Kindle não faz.

(Sabe que estou começando a gostar desse Alfa?)

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos