ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: calculadora Victor V14 (ou “HP-12C para leigos”)

Quando fiz aquela nota sobre  a calculadoras DM inspiradas nas HP série 10c “Voyager”, percebi que diversas empresas já tinham seus clones de financeiras clássicas, entre elas a brasileira Procalc, que vende a FN1200C por aqui, ou a americana Victor Technologies, que comercializa por lá os modelos V10 e V12, cópias da TI BA-II Plus da Texas Instruments e da HP-12c Platinum (embaixo), por sinal duas das quatro calculadoras que podem ser usadas nos testes de certificação do instituto CFA nos EUA.

Entretanto, um outro produto da Victor chamou ainda mais a minha atenção —  a V14 Personal Financial Calculator For Dummies — uma financeira básica para idiot(err…) quero dizer, leigos.

Inspirada na série de livros For Dummies (traduzido no Brasil como Para Leigos), a idéia por trás desse produto é de desmistificar e popularizar o uso de algumas fórmulas de matemática financeira — em especial aquelas usadas em cálculos de juros compostos — cuja compreensão muitas vezes é dificultada pelo uso de siglas ou funções pouco intuitivas e que beiram o exoterismo como n, i, PV, PMT, FV, AMORT, IRR etc. Quem já tentou mexer em uma HP-12C sem ler o manual (ou fazer um curso) sabe do que estou falando:

Na V14, todos esses nomes de funções e variáveis foram substituídos pela sua descrição por extenso, como Monthy Payment (= Pagamento Mensal) , Interest Paid (= Juros Pagos), Balance Due (= Saldo devedor ou restante a pagar) e assim por diante. Fora isso, suas teclas são coloridas por aplicação e o seu visor é bem amplo para facilitar a sua leitura mesmo por pessoas mais velhas. Ela funciona com duas baterias CR-2025 de 3 volts e já vem com dois anos de garantia de fábrica.

Outra grande sacada da V14 é o seu foco em ajudar na análise e resolução de problemas financeiros mais relacionados ao dia a dia das pessoas, como por exemplo: calcular as prestações de uma compra parcelada, juros de empréstimos/financiamentos/cartão de crédito, ganhos em aplicações financeiras, formação de uma conta de poupança para aquisição de um bem ou de aposentadoria, entre outros. Temas que podem ser até banais para analistas financeiros, porém muito relevantes para o público em geral.

O vídeo abaixo explica melhor a utilidade desse produto:

Também acompanha o produto um livreto com exemplos simples e didáticos.

Em um mundo capitalista como o nosso, onde é cada vez mais comum as pessoas viverem de crédito, dominar conceitos simples de matemática financeira pode ser uma grande ajuda para não nos deixar cair em tentação e livrar-nos do mal de uma dívida impagável.

Amém!

O preço sugerido da V14 é de US$ 30 e pode ser encontrado no Amazon.com ou no próprio site da empresa.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.