ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget matador do dia: BUG-A-SALT Insect Eradication Device

Para aqueles que acham que Nerf Blaster é brinquedo de criança e deveria fazer algo mais útil do que apenas espantar o gato do vizinho ou atazanar a vida do estagiário da firma, apresentamos o Bug-a-Salt Insect Eradication Device, um mata-moscas no melhor estilo “Dirty Harry” (ou seria Sledge Hammer?).

Bug-a-salt_box

Criado pela  Skell Inc. o seu design, modo de operação e até seu padrão de cores lembram muito um Nerf N-Strike, só que em vez de lançar setas de espuma, ele atira algumas gramas de sal de cozinha que, por ser formado por finos cristais, se comportam como num micro-tiro de escopeta.

Bug-a-salt_diagrama

Seu funcionamento é bastante simples: abra e encha o reservatório de sal e puxe a manopla dianteira para trás para armar e travar o gatilho.  Para fazer o disparo, basta liberar a trava de segurança, fazer a mira e apertar o gatilho — o seu alcance é de aproximadamente 1 metro, apesar de que um tiro a queima-roupa me parecer mais eficiente. Esse ciclo disparo pode se repetir enquanto houver sal no seu reservatório, cuja autonomia é estimada em ~50 tiros.

E como ela se sai no campo de batalha?

Já o vídeo abaixo parece ser sido produzido para o público redeneck dos EUA:

A fabricante afirma que seu sistema proporciona uma morte limpa e barata para moscas em geral, já que sua munição é fácil de ser encontrada no mercado, não usa nenhum tipo de substância tóxica e dispensa o uso de pilhas ou de tomada para funcionar. Fora isso, seus tiros não parecem ser fortes o suficiente para matar, mas não estraçalhar o dito cujo, o que facilita a remoção dos seus restos mortais.

Observe porém que, como qualquer arma carregada, ela não deve ser manipulada de maneira leviana, ou seja, nunca aponte o  Bug-a-salt para sua cara ou de outra pessoa (muito menos dispare) e segundo alguns vídeos disponíveis na web, ela não é muito eficiente contra bichinhos mais “casca-dura” como besouros, aranhas, vespas ou baratas que só ficam meio tontas — ou pior, irritadas no caso das vespas — com a tentativa de assassinato.

A empresa também diz que seu instrumento de micro-destruição também é eficiente contra mosquitos, só que neste caso, acredito que o usuário deva contar com um pouco de sorte para acertá-lo com alguns grãos de sal. Já o seu efeito em moluscos gastrópodes — como lesmas de jardim — deve ser arrasador!

O preço sugerido nos EUA é de  produto é US$ 35 e pode se encontrado no Amazon.com.

Ainda em tempo:

Pesquisando sobre o Bug-a-salt na web, eu topei com outros exemplos de armas mata-moscas como o Clapping Fly Swattwer:

Claping_fly_swatter

 

… e o Original Flyshooter:

Flyshooter

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.