ZTOP+ZUMO 10 anos!

Brasileiro ganha premio no Japan Media Arts Festival

oups

Na nossa última nota sobre a premiação do Japan Media Arts Festival 2008 esqueci de citar a categoria de Arte e — quem diria… — um artista brasileiro faturou o grande prêmio!

Batizada de Oups!, a obra é criação de Márcio Ambrosio, onde a imagem do espectador é transportada para a tela e interage com pequenas animações que brincam com o mesmo, reagindo aos seus movimentos e proporcionando assim um agradável divertimento. Algo que os jogadores de Wii conhecem bem.

Segundo introdução encontrada no site do projeto:

O projeto “OUPS” nasceu da vontade do artista de misturar novas tecnologias e a animação clássica em uma forma lúdica e artística. Cada seqüência animada tem um roteiro, mas o visitante pode interagir e transformar-se em um ator da história. Basta ele entrar num local definido da instalação, para se ver integrado num cenário de animações que seguem seus movimentos. Ele se encontra imerso em um universo criativo de imagens e sons. As sequências de animação que alimentam este universo são estocadas em uma videoteca, novas animaçoes poderão ser acrescentadas para enriquecer o projeto. O universo Oups! é ludico e ingênuo, acessivel à todos os publicos e idades.”

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.