ZTOP+ZUMO

Brasil cria projetor multimídia com PC para escolas

projetor_edu_intro_top_small

Durante a primeira edição do Intel Connecting ,que ocorreu ontem aqui em Sampa, a empresa montou um pequeno showcase com diversos exemplos de produtos pensados literalmente fora da caixa (do desktop). Para mim, um dos mais interessantes foi o Projetor ProInfo — um projetor multimídia especialmente voltado para uso em escolas públicas e o mais legal: ele já vem com computador integrado e foi totalmente desenvolvido no Brasil (uia!)

O projetor nasceu dentro do MEC/SEED — ou mais exatamente da cabeça do secretário de Educação a Distância do MEC, Sr. Carlos Educardo Bielschowsky — que teve a idéia de criar um projetor multimídia para uso em salas escolares que fosse de uso simples, prático e acessível (não custar mais do que R$ 2 mil por unidade) e que dispensasse o uso de computador.

Esse conceito foi patenteado pelo governo e a proposta foi levada para o pessoal do Centro de Convergência Digital (CCD) da Fundação Certi da UFSC, que desenvolveu diversos protótipos até chegar na versão abaixo:

projetor_edu_intro_small

Trata-se de um projetor DLP de 2.500 ANSI lumens (2.000 no modo econômico) já equipado com teclado,  leitor de CD/DVD,  duas portas USB e um mini-mouse que fica guardado dentro de um curioso compartimento dentro do próprio aparelho. Segundo Marcelo Otte, um dos diretores do Certi, optou-se pelo uso da tecnologia LCD porque ela é mais adequada para projetar grandes imagens de boa qualidade mesmo em ambientes bem iluminados, o que ainda não é possível de fazer com a tecnologia LED teoricamente mais compacta e durável.

projetor_edu_intro_paine_smalll

A beleza desse projeto está nos pequenos detalhes. Por exemplo: ele foi feito para ser montado até sobre uma carteira direcionada para a lousa o mesmo para uma parede branca. O professor pode ficar ao lado do aparelho, permitindo assim que ele possa ficar de olho tanto na tela quanto na classe. Tanto a tomada quanto a porta de rede ficam na frente do projetor –  já que a tomada fica normalmente posicionada na frente da classe. Note que o exaustor de ar também fica na frente, impedindo assim que algum aluno sentado atrás do equipamento fique quentinho.

projetor_edu_frente_small

Caso a escola não conte com porta de rede na sala de aula, o projetor dispõe de uma inteface Wi-Fi com anteninha dobrável e tudo:

projetor_edu_wifi

O que parecem ser dois bocais de foguete são na realidade, dois alto-falantes estéreo de 3 watts RMS por canal, totalizando 6 watts — potência notável se levarmos em consideração que os falantes de projetores de mercado mal ultrapassam 1 watt por canal. Eles são montados na parte de trás (em direção da classe) e que também podem ser usados pelo  professor como amplificador de áudio para professores darem aulas sem forçar a voz ou mesmo usado em atividades extracurriculares como reuniões no pátio ou animar a festa da escola. Note o controle de volume localizado na parte de fora do aparelho, o que facilita  o seu uso.

projetor_edu_falantes_small

Uma das grandes sacadas desse produto é que ela utiliza uma placa-mãe genérica de mercado — uma  Intel D945GCLF2 mini-ITX — que começou a ser produzindo recentemente por aqui pela Digitron. Trata-se de uma solução do tipo tudo-em-um já equipada como um processador dual core Atom 33o de 1,6 GHz e 1 GB de RAM, 4 GB de SSD e porta de rede Gigabit Ethernet e conexão Wi-Fi, provavelmente  instalada na sua porta PCI.

intel_D945GCLF2

Seguindo a política do governo, o sistema operacional usado no projetor ProInfo é uma versão do Ubuntu especialmente modificada pelo pessoal do CCD para a máxima facilidade de uso. Por exemplo, o professor pode plugar um memory key com uma apresentação ou inserir uma mídia em CD/DVD no aparelho e ligá-lo, o sistema identifica a presença do conteúdo e bota pra tocá-lo. Se o projetor tiver uma conexão com a Internet é possível acessar conteúdo remoto ou mesmo navegar pela web. O sistema também conta com um programa que monitora as condições do equipamento e seu uso, enviando essas informações para uma central de controle.

Como esse produto foi patenteado pelo MEC, a idéia é que seu projeto possa ser cedido para qualquer empresa interessada em fabricá-lo em escala industrial para uso educacional. Segundo o José Lacerda pesquisador da Fundação CERTI, esse produto já foi apresentado para diversos fabricantes locais e internacionais, já que a intenção do ministério é de abrir uma grande licitação pública em 2010 para a compra desse projetor em quantidade para ser distribuído nas escolas públicas.

Já existem 400 protótipos em testes em diversas escolas de todo País que estão sendo monitorados remotamente pelo CCD via Internet.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Robson 02/12/2009, 12:23

    Tem coisas que são legais, mas tem coisas que são superlegais! Muito interessante. Se tudo funcionar a contentoé um equipamento e tanto.

    • Eduardo 11/01/2010, 07:53

      Parabéns pela criação, isso que o país necessita, mais educação com qualidade e menos corrupção. Espero conhecer esse equipamento, trabalho em escola pública no RS, afinal estamos na era digital, mas com muitas desigualdades, até mais.

  • dflopes 02/12/2009, 12:37

    UAU… parabéns aos criadores.

    A idéia do teclado e mouse embutido é fantástica – mas, e qdo quebrar? O zumo poderia gentilmente propor ao ministério a troca do teclado embutido por um USB padronizado. Caso quebre, a escola solicita outro ao MEC!

    Eu e esposa ministramos aulas e vemoss a dificuldade de levar desktop (?!) e projetor (gigante) para a sala de aula. Resolvemos comprar um asus EEE (o menor, de 7") para aliviar o trabalho de levar e montar o desktop toda vez. Agora, procuro um "pico projetor" que não custe um fígado.

    E já imagino hacks para esse ubuntu rodar o KDE completo, ou mesmo o XP… 😉

    • uriel 03/12/2009, 19:07

      otima ideia, mas como ainda esta prototipos creio que vão pensar nisso, se não pensaram !! ainda

      • GuZ 03/12/2009, 22:23

        É um computador comum. Dá pra fazer o bixo rodar o XP Fácil nele…

        • Rodrigo Carvalho 04/12/2009, 10:21

          Fala sério… Para que alguém iria querer estragar o aparelho deste jeito? E não estou falando por uma questão de software livre X software proprietário, e sim porque os caras devem ter tido um trabalhão para personalizar o Linux para que ficasse perfeito para o uso no projetor e aí você vai lá e detona tudo? Qual a vantagem disso?

    • @gwidion 10/02/2011, 19:30

      "quando quebrar" tem portas USB ali para oc ce ligar outro teclado/mouse — agora, enquanto nçao quebra – e pode não quebrar no tempo de vida do aparelho..o professor naõt em que carregar dois ou tres volumes pra sala de aula – só um — é muito melhor ser embutido.

  • Thiagones 02/12/2009, 15:16

    Muito show!! é a prova que a gente não precisa imitar.. é só inovar!!!

  • fabio leite 02/12/2009, 12:31

    É o primeiro produto genial desde da urna eletronica em 1996!!! Impressionante!!!! Como ninguém pensou nisso antes? Usar uma placa mini ITX comum é exelente. Se queimar é só trocar e reinstalar o sistema. Só a economia de colocar tudo em um do que um projeto mais um note praticamente tem uma solução pela metade do preço. Parabéns!

    • uriel 03/12/2009, 19:08

      é Brasileiro tambem cria coisas legais !!

  • Rodrigo_Reis 02/12/2009, 15:45

    Fantastico, e por 2K eu compraria um e usaria ele como meu Media center.

    • @ggaspari 02/12/2009, 19:35

      Fantástico, e por 2K eu compraria e usaria ele como Media center [2]

      (só trocaria a mini itx por uma com nVidia ION)

      • GuZ 03/12/2009, 22:24

        como vcs fariam para armazenar seus filmes com 4GB do SSD? (EVIL)

        • Rodrigo Carvalho 04/12/2009, 10:23

          Isso é fácil. É só comprar um HD externo de 1 TB, coloca na rede e pronto!

  • Samuel 02/12/2009, 12:52

    É tão adorável que dá vontade de comprar isso no varejo. Super engenhoso! 🙂

  • Rodrigo 02/12/2009, 16:03

    Adorei a ideia. Deveriam vender no varejo e toda a margem de lucro subsidiar os públicos.

  • MisaHayase 02/12/2009, 16:46

    Adorei a idéia!
    Principalmente para facilitar o meu trabalho! hahaha

    Estagio na area acadêmica e uma das minhas funções é controlar o agendamento de projetores e notebooks da faculdade para os professores. Isso com certeza economizaria dinheiro (afinal, não teríamos que comprar 1 notebook pra cada projetor) e reclamações dos professores de que "está muito pesado e não tenho braço pra tudo isso" =P

    Problema é: projetor esquenta MUITO, espero que a placa-mãe aguente.

  • Rogério S. Ferreira 02/12/2009, 20:37

    Minha unica ressalva já foi citada… o aquecimento!!!
    No mais soh tenho uma coisa a dizer: Quero um pra mim!
    Ótima idéia. Mesmo para locais "mais violentos" ou sujeitos a vandalismo/furto (como os que conheço em São Paulo por exemplo), também há economia, pois o espaço pra guardar este equipamentos diminui…. enfim: ÓTIMO!
    Repito: Quero um pra mim.
    Parabéns aos desenvolvedores.
    Parabéns novamente ao Zumo, por mostrar não somente equipamentos top de linha e lançamentos, mas também soluções para todas as áreas.
    Abraços a todos
    Rogério

  • Paulo 02/12/2009, 23:17

    Sou professor. A ideia é excelente, um único equipamento é tudo o que precisamos. Já viram a TV pen drive? Tem nas escolas estaduais do Paraná e Bahia, projeto interessante também, mas gostei mais do projetor/PC

  • @walter__mercado 03/12/2009, 01:07

    É o filho de um projetor Epson com um Osborne 1! Praticamente uma suruba geek.
    Outra opção para o wi-fi é comprar um módulo usb e adaptá-lo ao header na placa-mãe, dependendo do volume de compra sai mais em conta.

    muito boa iniciativa!

  • phormigon 03/12/2009, 08:21

    Simples e brilhante.

    A escolha de um sistema linux foi triunfal!
    Chega de colocar o pendrive e ver sua apresentação ser detonada por vírus…
    Ponto pra nós!!!

  • Raquel 03/12/2009, 15:31

    Parabéns aos desenvolvedores!
    Gostei muito do projeto, bastante inovador e prático, e mais, produzido e inventado no Brasil!
    Parabéns Brasil, é assim que crescemos, investindo em pesquisas, educação e tecnologia.

  • Flavio 03/12/2009, 17:13

    Quem esteve no FISL e chegou ao estande do MEC pôde ver esse cara na prática.
    Realmente, impressiona. E a distro instalada é muito fácil de usar, completinha.

  • Sidney 03/12/2009, 18:15

    E o cara no post lá em cima querendo instalar o XPodre =/

  • AllanDeamon 04/12/2009, 02:16

    Windows? Em um mes no maximo ele vai estar detonado, lento, cheio de virus e dando pau. Fora que vc não pode personalizar o windows igual os caras fizeram para criar uma interface melhor para esse aparelho. Sem contar que vc teria que pagar pela licensa do windows, o que aumentaria substancialmente o preço.

    Dificilmente é possivel dizer pelo menos uma vantagem REAL em se ter o windows num projeto desse. Ainda que consiga, A lista de contras eh enorme, e além de o linux ser o SO perfeito pra esse projeto, ele eh GRATUITO e ABERTO…

    • mnagano 04/12/2009, 10:24

      Oi Allan,

      Acho q é tudo uma questão de ponto de custo x benefício. Acho q o Windows nesse projetor (acho q tecnicamente nada impede essa implementação) só teria sentido se ele fosse usado realmente como um PC ou mesmo um Hackintosh.

      Como ele se destina essencialmente para reproduzir sons e vídeos, fazer apresentações em PPT, navegar na web (via Firefox que todo mundo conhece) ou até mesmo alguns programas educacionais Linux dá e sobra. E como vc já disse, é di gratis.

    • Rodrigo Carvalho 04/12/2009, 10:27

      Você conhece a história dos macacos e o banho de água fria (http://terrear.blogspot.com/2007/01/histria-dos-m

  • Marco 04/12/2009, 13:37

    E deve estar de acordo com o e-PING.

  • Anderson Damasceno 04/12/2009, 11:13

    Excelente proposta!!!! Coisas como essas deveriam se mais incentivadas no Brasil, seja por financiamento do Governo ou por motivação das próprias instituições de ensino técnico ou superior.

    Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!!! :p

  • MARIO 04/12/2009, 11:31

    “”Como ele se destina essencialmente para reproduzir sons e vídeos, fazer apresentações em PPT, navegar na web (via Firefox que todo mundo conhece) ou até mesmo alguns programas educacionais Linux dá e sobra. E como vc já disse, é di gratis.”””

    SEM FALAR QUE O PROPRIO MEC JÁ TEM EXPERIENCIA EM LINUX E BASE PRA APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO MESMO … HAJA VISTO O OTIMO LINUX EDUCACIONAL 3.0 …

    PARABENS TRABALHO APRONTANDO APRESENTAÇÕES … ISSO FACILITARIA DEMAIS NOSSA VIDA …

  • Marilene Betros 05/12/2009, 23:40

    Que maravilha!!!! e o mais importante, pensado para uso em escola pública!!! Agora só precisamos que seja produzido para logo( ainda em 2010) chegar em todas as escolas desse imenso Brasil, pois nossas crianças e jovens merecem. Parabens aos criadores!!!

  • Leonardo 07/12/2009, 09:52

    Só pra constar. Fundação CERTI também é desenvolvedora da urna eletronica e sistema de tv digital no brasil.

  • Elisabete Régis 08/12/2009, 16:05

    Sugiro que os professores das escolas e dos Núcleos de tecnologia Educacionais possam comprar um destes projetores para seu uso pessoal/profissional. O meu nome já está na lista…
    Elisabete

  • Elisabete Régis 08/12/2009, 16:07

    Vejo a necessidade, como professora formadora de um Núcleo de Tecnologia Educacional, que além de enviarem o projetor para as escolas, enviem também um para os NTEs e um para as Gereds do Estado.

  • Douglas Belmonte 08/12/2009, 16:51

    Parabéns ao pessoal do mec e da UFSC. Òtimo projeto, concerteza vai ser lançada uma versão para o varejo (não só no brasil ) e vai dar ótimos rendimentos. Só espero que dinheiro vá para a educação e não para a cueca de alguns aproveitadores da nossa boa vontade.

  • Antonio 08/12/2009, 18:51

    Preciso de um desses, onde compro? 🙂

  • Adv. Mauro Lima 17/12/2009, 22:16

    Parabéns ao Sr. Bielschowsky, o conceito de datashow enfim mudou para melhor, já tinhamos o zoombox, mas este agora é a melhor solução.
    Adeus velhos projetores, já não era sem tempo!

  • hugo nobre 29/12/2009, 13:19

    onde consigo um desse para testar ????

  • Celox 30/12/2009, 13:11

    AAAAAAi jogar um dota nesse projetor! é um sonho *–*

  • Heiilany 09/01/2010, 18:08

    Bacaããna '

  • Lúcio 09/02/2010, 13:07

    Que coisa incrível….
    Isso mostra que o Brasil tem muita criatividade.

    Mas o problema deve ser o aquecimento.

    Se queimar a parte do datashow poderei usar o computador, conectado a uma saída vga, ou liga-lo a uma tv (pois na imagem não mostra essas conexões?

    E se queimar a parte do computador ficaremos sem utilizar o datashow, até que o computador seja arrumado.

    Qual a durabilidade da lampada (o foco que projeta a imagem)?, pois ele será usado em ambiente escolar, ou seja, praticamente deve de ser usado todos os dias.

    Outra, não seria mais interessante os datashows convencionais, já que a escolas (a maioria) já tem as Salas de Tecnologias (laboratórios de informática) (isso pelo menos aqui em Santa Catarina). Pesquisando o preço no buscape, encontra-se preços abaixo de R$ 1500, e sendo algo que o governo esta propondo, eles conseguem comprar por preços menores (talvez R$ 1000). Então ao invés de um equipamento de R$ 2000, podia comprar dois convencionais que custe R$ 1000. Se o problema é portabilidade um datashow convencional (R$ 1000) + um notebook (R$ 1000) (totalizando os R$ 2000 ), ou ao invés do notebook um netbook eee pc da ASUS (que o governo pode conseguir por R$ 500), pois provavelmente as escolas utilizaram na maioria do caso para apresentações ou mostrar algumas imagens (algo que não necessita de muito espaço e de computador de última geração), totalizando assim R$ 1500. Se em apenas 100 escolas o gasto for (100 x R$ 2000) = 200000, mas se optar por um netbook e um datashow (100 x R$ 1500) = 150000, uma diferença de R$ 50000 ( que poderia ser investido em outros projetos).

    Conclusão, apesar de criativo, esse projeto pode custar mais caro que soluções convencionais, e vale lembrar que o dinheiro investido nesse projeto é dinheiro do povo.

  • Ana Laura 17/03/2010, 17:06

    Oi! Alguém saberia me dizer qual de estes projetores é melhor para comprar?

  • Pablo Vieira 18/03/2010, 19:39

    Olá Ana Laura!
    Dei uma olhada nos projetores expostos no http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/lin… e acho que poderia comprar um projetor DPL assim http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Pro… por ter um bom preço e peso e tamanho adeqüados, espero que te seja útil 🙂

  • Adelidio 21/03/2010, 15:50

    Já Utilizei este aparelho, é muito prático! Passei filmes liguei e desliguei nuitas vezes e o aparelho continua ótimo. Pena que em minha escola não possua WiFi!

  • Maria Rita 28/03/2010, 12:13

    Fantástico!!!!
    Como professora e ex integrante de NTEs, assino embaixo.
    Vai ser fantástico na escola e quero um para eu poder ministrar com tranquilidade e
    menos prafernalha as minhas palestras.

  • Guilherme Felipe 31/03/2010, 20:32

    Ola, Sou articulado de sala informatizada e no ano passado tive o previlegio de trabalhar com um desses.

    GARANTO coisa linda;D

  • IRENE VALÉRIO CAMPOS 08/04/2010, 02:54

    MARAVILHOSOS ESSE PROJETO "BRASILEIRÍSSIMO!!!///////'
    O QUE FALTA…. É CHEGAR A TODAS AS ESCOLAS, INCLUSIVE MUNICIPAIS PRA LÁ DE RAPIDINHO

  • Ronaldo 17/06/2010, 20:12

    Alguem sabe me dizer se este equipamento nao tem problema de aquecimento provocando seu travamento? Lembrando que é um Projetor que tem uma Lampada com 2500ansilumens junto com um processador dualcore atom todos funcionando ao mesmo tempo. Como funciona seu sistema de refrigeraçao? Ele tem filtro contra poeira, é facil de limpar este filtro?

  • Elciete 25/09/2010, 22:30

    Como posso proceder para obter um projetor ProInfo?
    Gostaria de mais informações. Tenho urgencia para fazer uso urgentemente em minhas aulas de História. Aguardo reorno, Elciete.

  • Regina Aradhan 18/10/2010, 19:59

    Não entendo muito da coisa, mas cheguei aqui fazendo busca de um projetor inteligente/econômico que pudesse me acompanhar em workshops e palestras. Achei! Mas como compra-lo?

  • Douglas. A.Matos 30/12/2011, 10:53

    gostaria de comprar uns para a minha escola onde eu compro?
    mande a resposta para o meu email. urgente…..

  • Elize Da Silva Giraudo 29/01/2018, 15:49

    Sou professora. Gostaria de saber como faço para comprar datashow com PC integrado como o modelo desenvolvido para as escolas publicas. Para uso particular.