ZTOP+ZUMO 10 anos!

Botando os pingos nos i’s

Editor’s day 2008 — Durante a apresentação sobre Nehalem eu topei com um velho conhecido, um slide que mostra o diagrama de um sistema de quatro soquetes que vi pela primeira vez no no IDF 2007 e que causou um certo furor entre os jornalistas presentes, porque ele era muito parecido com outro slide apresentado meses antes pela concorrência:

Ultimamente, andei pensando nisso e comecei a me perguntar até que ponto uma idéia ou conceito pode ser patenteada ou não. Fato, a concepção do QuickPath e do HyperTransport são parecidas assim como a idéia de integrar o controlador de memória com o processador. Mas se o pessoal de Sunnyvale veio primeiro com essa solução, por que eles não convocaram seu exército de advogados armados com processos jurídicos, tochas acesas, paus, pedras e um ariete para dar cabeçadas na porta da sede da Intel em Santa Clara?

Levei essa dúvida para Antônio Rivera da Intel, que havia acabado de fazer sua apresentação sobre Nehalem e ele me disse que, de um certo ponto de vista, esse conceito de canais de comunicação e gerenciador de memória é algo que já circulava no mercado a vários anos e, por sinal, nem foi bolado pela AMD.

Hein???

Ele comentou que a primeira vez que ele viu algo parecido com o quadro acima, foi num diagrama para quatro processadores Power da IBM (abaixo), o que pode levar a crer que a AMD pode ter trocado umas figurinhas com a Big Blue antes de projetar sua nova família de processadores Hammer. Com essa informação em mente, dei uma pesquisada na web e localizei a ilustração abaixo:

Podemos até estar comparando maçãs com laranjas, mas a semelhança é realmente intrigante.

Se fosse um jogo de bola, digamos que fui em cima do Rivera para dar um chutão na bola e ele me distraiu com duas pedaladas, me deu um chapéu, bateu a bola no gol e ainda voltou de ré mandando beijinhos pra torcida me atropelando sem fazer falta.

É o que sempre digo: nunca subestimem esses engenheiros de canal.

* O editor de testes do Zumo viajou para Trancoso a convite da Intel Brasil .

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Afinal de contas, o que é bom se copia e depois se expande. 🙂

    E dá um bom combustível pras discussões dos fanboys:

    Mas a arquitetura Alpha era tão superior………..

  • Dorival

    Assim como a HP-PA era super-elegante…