ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Bolo de rolo musical da Baun Records

Confeito na forma de disco de vinil realmente toca músicas graças a uma pitada de AR na sua receita.

Baumkuchen é um tipo de bolo assado no espeto, cujo visual lembra muito o nosso Bolo de Rolo porém numa consistência mais firme e seca. Criado na Europa, ele foi levado para o Japão por Karl Joseph Wilhelm Juchheim que introduziu o confeito a quase 100 anos atrás e cuja popularidade só perde para o Kasutera um tipo de pão de ló macio introduzido pelos portugueses:

A grande novidade neste caso é que uma pequena rede de confeitaria chamada La Famille especializada na fabricação do Baumkuchen fundou a BAUN Records a primeira gravadora de discos de bolo de rolo do mercado:

Até ai nada demais, já que fora a sua aparência e textura lembrar mesmo um disco de vinil, ele não deixaria de ser um bolinho besta com um visual descolado se não fosse port uma pitada de tecnologia AR na receita — o que permite —  com a ajuda de um app de smartphone (disponível para iOS e Android)…

… fazer com que seu bolo realmente toque uma música:

Segundo a empresa, o bolo é feito de chocolate…

…e o centro do disco é preenchido com um legítimo Garrett Bretonne um tipo de biscoito alto de origem francesa:

O modelo de negócios para esse produto também é diferenciado, já que ele só pode ser encomendado on-line no site da gravadora, onde o cliente pode escolher a capa do disco, a música que será gravada e até um encarte com uma mensagem pessoal. O preço sugerido de cada disco é de ~1.800 ienes (~R$ 63).

Essa combinação de produto + serviço também abre espaço para diversas possibilidades de comercialização que vai de uma lembrancinha simples (mas com um toque todo especial) até o fornecimento de um brinde para eventos em geral.

Esse produto começou como uma campanha de crowdfunding no site Makuake mas já conta com um site onde os clientes já podem realizar os seus pedidos. O prazo de entrega pode variar de cinco dias para discos customizados ou até um dia se o cliente optar por um modelo pronto.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.