ZTOP+ZUMO

Bola Mística está de volta no Zenfone

Dúvidas no amor, carreira profissional ou fase no videogame? O Zenfone da ASUS tem as respostas!

À medida que a concorrência no mercado de smartphones torna-se cada vez mais acirrada, cresce também a preocupação dos fabricantes de oferecer algo a mais para os seus consumidores, que vão de recursos super sofisticados até coisas bem banais que podem até ser úteis (como usar o flash da câmera como lanterna) ou até bem frívolas mas que servem, pelo menos, para provocar um sorriso e aliviar a tensão do nosso dia a dia.

Um bom exemplo deste último caso é a “Bola Mística” da ASUS, um recurso do Zenfone 5 e 6 que estava presente na versão inicial com Android 4.3, mas foi retirada na (atual) versão 4.4 e que agora volta na recente atualização para o 5.0 Lollipop, liberada na semana passada.

De um certo modo, essa aplicação é meio desconhecida da maioria dos usuários porque faz parte dos recursos que interagem com a capinha Flip Cover Zenfone e precisa ser ativada individualmente na tela de Configuração Personalizada ASUS, na opção Configurações da Capa ASUS.

O seu funcionamento é bem simples: Selecione a mesma na janelinha do Flip Cover, faça ou pelo menos mentalize uma pergunta para a Bola Mística e pressione a tela ou chacoalhe o smartphone para um efeito mais realista. Em segundos surgirá a resposta na janelinha da capa:

Para quem não sabe, essa aplicação é inspirada na Magic 8 Ball um clássico oráculo de brinquedo criado em 1950…

Magic-8-ball

…a partir de outro mais antigo de 1944 chamado Syco-Seer: Um cilindro cheio de um líquido escuro que ocultava um cubo com respostas nas faces do tipo “sim”, “não”, “talvez”, etc.  Ao chacoalhar essa engenhoca, uma dessas faces flutuava até encostar no seu visor transparente, revelando assim a resposta para a sua pergunta.

Asus_Bola_Mistica_syco_seer

Depois de um tempo, esse cilindro foi embutido numa bola de cristal e o cubo substituído por um icosaedro, o que permitiu aumentar o número de respostas de 6 para 20. Reza a lenda que sua fabricante (a Alabe Crafts) chegou a contratar uma psicóloga para criar essas 20 respostas (10 positivas, 5 negativas e 5 neutras) de modo que elas fossem as mais instigantes e, ao mesmo tempo, convincentes possíveis.

Asus_Bola_Mistica_crystal_ball

Já a sua aparência final surgiu em 1950, graças à empresa Brunswick Billiards que procurou a Alabe para produzir uma versão na forma de bola de bilhar para usá-lo como peça promocional. Ela fez tanto sucesso que a fabricante continuou a produzi-la mesmo depois do fim do acordo para vendê-la para o público em geral. Primeiro como peso de papel e depois como brinquedo infantil.

Asus_Bola_Mistica_original

O curioso é que o uso da bola 8 como instrumento de adivinhação já tinha aparecido em um episódo dos Três Patetas — You Natzy Spy! de 1940 — ou seja, quatro anos antes da invenção do Syco-Seer e dez antes da encomenda da Brunswick. Coincidência ou não? — quem sabe? 🙂

Magic-8-ball_3_patetas

Para os interessados, esse brinquedo hoje é fabricado pela Mattel e pode ser encontrado regularmente no varejo americano. Também existem versões alternativas com respostas rudes, gentis, sarcásticas, geeks, para terapia e análise e — é claro — uma versão Frozen que você paga quase o dobro do que é cobrado pela versão de linha para ter respostas do tipo “It’s crazy but yes” ou “No, let it go“:

Magic-8-ball-frozen

E como este ZTOP é um site de análises e reviews, é claro que fizemos algumas perguntas para ver se essa Bola Mística da Asus funciona mesmo ou não:

Bola Mística… O ZTOP é um site bacana?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

(Ooh… Muito bom, muito bom!) — Bola Mística… O Henrique trouxe aquele Chogokin do Gundan de US$ 600 que o Nagano pediu de presente lá de Taiwan?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

(Naah… Tudo bem.) — E ai Bola Mística, quanto vai custar o Zenfone 2 no Brasil?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Urra meu… Até você bola maldita?

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Juan Lourenço 09/06/2015, 13:56

    hahaha, muito bom!

  • lufreitas 09/06/2015, 15:04

    Boa, Mario!!! Rindo muito aqui!

  • axllive 09/06/2015, 18:40

    hahahha ZTop melhor blog de reviews! <3

  • Adriano De Lima 11/06/2015, 09:56

    Ganhei o dia com esse review. KKKKKKKK!

  • nostrono 14/06/2015, 18:36

    Excelente review! rsrsrs

  • Sandro De Jesus Soares 19/06/2015, 22:19

    Adoro a linguagem que vocês usam, informativa, madura (com alguns toques engraçados), os títulos não são sensacionalistas, as matérias são cheias, completas. Pena vocês não produzirem conteúdo diário em grande quantidade, queria mais matérias assim no meu dia-a-dia…

    • Henrique Martin 23/06/2015, 10:20

      oi Sandro, obrigado 🙂
      temos alguns outros projetos paralelos (e que pagam as contas), por isso a atualização não é diária 🙂
      []s!