
Mais do que um computador retrô, o que mais chama a atenção desse produto nem é o resultado final e sim a maneira como ela foi implementada.
No fim do ano passado a Elite revelou que estava procurando investidores via crowdfunding para financiar um curioso projeto chamado Bluetooth ZX Spectrum.
Até ai nada demais já que já vimos muitos projetos desse tipo como o Commodore PC64, o DM-15CC (embaixo) e o Altair 8800 Clone Computer que são, na sua essência hardwares modernos que se comportam como os originais por meio de emulação por software. O interessante neste caso é que a fabricante bolou uma maneira genial para chegar nesse mesmo resultado, porém utilizando uma abordagem bem mais simples.
Para quem não sabe a Elite Systems é uma empresa de software fundada em 1984 que, na época, desenvolvia e publicava jogos para computadores Commodore 64 e ZX Spectrum (que teve um similar no Brasil chamado TK-90X) mas que hoje desenvolve jogos para plataformas móveis, entre eles uma seleção de jogos para ZX Spectrum que roda por enquanto apenas na plataforma iOS.
A grande sacada neste caso é que como o software do Spectrum roda no tablet/smartphone e este também funciona como monitor de vídeo, a única coisa que falta para se ter uma experiência completa de uso é exatamente o teclado, de modo que o que o Bluetooth ZX Spectrum nada mais é do que um teclado bluetooth padrão estilizado para se parecer com um Spectrum…
… e é claro que a Elite irá adaptar seus títulos para funcionar com esse novo acessório.
Simples, não?
A companhia também afirma que seu teclado também pode ser usado para digitar textos em outras aplicações e que ele será o primeiro do mercado a ser realmente compatível com iPad/iPhone já que outros modelos sofrem de um problema descrito como Ghosting que é a tendência do usuário digitar um caractere e o sistema entender que recebeu dois ou três deles.
O produto está em fase final de campanha no KickStarter: quem quiser contribuir ainda dá tempo.
Mais informações aqui.