ZTOP+ZUMO 10 anos!

Bionics4education: Festo traz a biônica para sala de aula

Kit didático da Festo incentiva o aprendizado de STEM nas escolas, permite montar três animais biônicos e está disponível no Brasil (uia!)

Como já comentamos no post do Bionic Learning Network, é inegável a sensação de fascínio, admiração e até mesmo um certo clima de alvoroço que as criaturas biônicas da Festo provocam nas crianças (e até em alguns adultos, diga-se de passagem). Daí, por que não tirar proveito desse conhecimento único para incentivar o ensino de ciência e tecnologia nas escolas?

Foi com esse espírito que a Festo — empresa por sinal que já tem uma forte tradição na área de ensino/treinamento técnico — criou o Bionics4education, um sistema de treinamento interativo que leva o mundo da biônica para as salas de aula:

Para isso, a empresa desenvolveu o kit didático Bionics4Education que foi lançado neste ano (2018) nos EUA e na Alemanha e que é voltado para estudantes na faixa de 14 a 18 anos…

… com o objetivo de desafiá-los a resolverem problemas utilizando métodos e ferramentas biônicas…

…de maneira simples e criativa:

O sistema em si é formato por um pacote de software e hardware, sendo que este último é formado por um corpo transparente com tampa de silicone, suporte de bateria, uma barbatana grande e duas pequenas, quatro servo motores (sendo um à prova d’água), uma plaquinha microcontroladora comandada remotamente via tablet/smartphone (ou programada via Arduino IDE) com pin shield board, elementos de conexão, cabos elétricos, anéis de vedação e um tubo flexível.

Essa iniciativa também possui um site na internet que disponibiliza uma grande quantidade de conteúdos didáticos (incluindo guias, tutoriais e até sugestões de atividades avançadas) cujo acesso é totalmente gratuito:

Com esse conjunto de componentes especializados somado a outros itens mais comuns que podem ser facilmente encontrados no mercado (como tubos de espuma, balões, abraçadeiras de plástico, etc.) os estudantes podem desenvolver três projetos inspirados nas criações do Bionic Learning Network como o Peixe Biônico

 

… o Elefante Biônico …

 

… e o Camaleão Biônico:

 

Segundo Oscar Yukio Isayama coordenador de Operações Didactic Education e Training & Consulting da Festo Brasil o kit Bionics4Education tem como propósito levar para a sala de aula (ensino fundamental I e II, e ensino médio) os conceitos da natureza, tecnologia e programação.

Assim, o objetivo é que esse kit seja utilizado pelas escolas no ensino de conceitos mais técnicos, fortalecendo os conceitos STEM (Science, Technology, Engineering and Math) na formação dos jovens. Essa iniciativa apoia o despertar nos jovens o desejo de seguirem carreiras nas áreas das ciências, engenharias e áreas exatas.

Para nós, a boa notícia é que ao contrário de outros kits futuristas que não estão disponíveis no País, a Festo comercializa sim esse produto no Brasil e também conta com uma equipe local de engenheiros e pedagogos dedicados ao suporte à clientes.

Assim, para aqueles interessados em saber mais desse produto podem entrar em contato com a Divisão Didatic da Festo Brasil pelo email comercialdidactic.br@festo.com ou pelo telefone (11) 5013-1627.

Legal né? 🙂

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.