Bing, o mais novo mata-google da Microsoft

B

msbing

A Microsoft anunciou ontem o re-relançamento de seu mecanismo de busca na internet, que agora responderá pelo nome bing, uma palavra que — segundo os marketeiros de Redmond — tem o som de “ACHEI!!!“, ou seja, aquele momento de exitação quando acende aquela lâmpada na cabeça da gente e descobrimos a resposta para aquela grande dúvida.  Algo como “BINGO!” sem a letra “O”.

Fico imaginando quanto os consultores cobraram para ter essa grande idéi(err…) quero dizer, explicação.  😛

Henrique comenta: também vi explicações de que Bing significa “Bing Is Not Google”, no melhor espírito ‘GNU is not Unix’. E eles não lembraram, definitivamente, da série Friends. Chandler Bing era um dos personagens principais e tinha um certo problema com seu sobrenome.

Nagano complementa: também tinha aquela máquina que faz PING! no começo do filme “O Sentido da Vida” do Monty Phyton.

Uma coisa que ouço a mais de uma década é que um dos grandes desafios da internet é de criar meios que permitam ao usuário ter acesso à informação desejada de maneira seletiva e 0rganizada e a grande resposta foram os mecanismos de busca como Altavista e Yahoo! que — devido ao seu sucesso —  se tranformaram em imensos portais entupidos de serviços e informações que sucumbiram diante de uma nova empresa com um nome engraçado: Google, que conquistou o mundo com a proposta de um mecanismo de busca simples e direto, até hoje representado pela sua página inicial de fundo branco e apenas um campo para preencher.

Segundo a MS, o problema é que mesmo os resultados dessas buscas estão se tornando excessivas e meio desorganizadas o que tem provocado a dissatisfação a ojeriza dos usuários. A empresa afirma que 72% das pessoas pesquisadas afirmam que os resultados das buscas são muito desorganizadas o que pode ser um problema para aqueles que desejam tomar uma decisão à partir das suas pesquisas na rede.

A proposta do Bing é de oferecer resultados de maneira a ajudar no que eles chamam de “making informed decisions” ou seja, tomar decisões baseadas em (boas)  informações, o que pode ser o planejamento de uma viagem de férias ou a busca de informações de um produto que queremos comprar.

Para quem quiser de aprofundar nesse assunto a MS criou um hotsite que explica detalhadamente seu “novo” produto, o que também inclui uma página de downloads.

A página já está no ar apenas para apresentar o serviço e a previsão é que ele entre oficialmente em operação na próxima quarta-feira 3 de junho de 2009.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos