ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Bill Gates investe em mini usinas nucleares

Bill Gates — ou mais exatamente sua empresa  TerraPower LLC — anunciou recentemente a intenção de desenvolver mini usinas nucleares que, ao contrário do monstrengo acima, seriam capazes de funcionar por décadas a fio sem a necessidade de repor seu combustível atômico.

No final de novembro, a TerraPower assinou um acordo de NDA com a Toshiba japonesa que atualmente desenvolve um reator ultracompacto batizado de 4S (Super-Safe, Small and Simple) que poderia funcinar continuamente por até 30 anos.

Ele poderia ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um reator baseado na tecnologia TWR (Traveling-Wave Reactor) que está sendo desenvolvida pela TerraPower cujos modelos teóricos e simulações de computador levam a crer que seria possível gerar bilhões de watts de energia continuamente por até 50~100 anos sem a necessidade de troca de combustível. Isso simplificaria dramaticamente a atual infraestrutura necessária para tocar uma usina nuclear convencional que não deixa de ser uma espécie de termoelétrica a vapor tocada por uma fornalha atômica.

Diz a lenda que esse tipo de usina — o que inclui a que temos lá em Angra — baseia-se em pequenos modelos desenvolvidos pelos militares americanos nos anos 1940~1950 para tocar seus submarinos e navios nucleares mas que começaram a vender que nem pão quente para o governo. O grande problema é que a demanda de energia de uma cidade é bem maior que um barco e as empresas que fabricavam essas centrais elétricas ainda não tinham muita experiência acumulada nesses tipos de projeto cujo tamanho aumentava cada vez mais a cada nova encomenda. Assim a solução encontrada foi de simplesmente aumentar a escala do reator e da planta de energia, cujos níveis de segurança só poderiam ser garantidos por sistemas de monitoramento supervisionados por mais sistemas de monitoramento cuja complexidade — no pior dos cenários — poderia levar a erros.

Um bom exemplo foram os acidentes de Three Mile Island (que curiosamente ocorreu um pouco depois do lançamento do filme Sindrome da China) e Chernobyl que transformaram essa tecnologia num “mal necessário” e que popularizou termos como “Meltdown” e personagens como Montgomey Burns dos Simpsons. Mas em tempos de mudanças climáticas e demonização dos combustíveis fósseis, a energia atômica parece ter sido reabilitada como uma fonte de energia viável para o futuro.

Como diria o velho Monty Burns — “Excellent!”

Mais informações aqui, incluindo uma interessante explicação em video.

TRIVIA:

Antes do “nosso amigo o, átomo” cair em desgraça — os EUA realizaram todo tipo de pesquisa maluca para ver onde eles poderiam aplicar essa nova fonte de energia. Para mim as mais bizarras foram o Projeto Orion — uma nave espacial impulsionada por pequenas detonações atômicas — e o avião nuclear —  um bombardeiro estratégico capaz de ficar meses no ar.  Esse último foi pro vinagre depois de chegarem à conclusão de que se esse avião caísse poderia causar mais estrago que as armas atômicas que estivesse carregando ao mesmo tempo que os submarinos nucleares com mísseis balísticos poderiam realizar o mesmo papel estratégico.

Fora isso havia o risco de que sua tripulação poderia ficar estéril devido à exposição ao reator que não podia usar chumbo no seu isolamento devido ao excesso de peso. Chegou-se até a considerar o uso de tripulações formadas por pessoas com mais idade e que já passaram da época de terem filhos (!).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Bill Gates investe em mini usinas nucleares -- Topsy.com()

  • Philippe

    "Chegou-se até a considerar o uso de tripulações formadas por pessoas mais velhas que já passaram da época de terem filhos."

    Excelente! Gostaria de saber o que aconteceu com o gênio que teve esta idéia.

  • Pingback: Bill Gates investe em mini usinas nucleares | Notícias Tecnologia()

  • dflopes

    @Philipe,

    deve ter morrido de cancer.

    Não duvido que algum dia surgirá baterias nucleares para note. Mas só qdo dominarmos a fusão nuclear

  • É melhor você rever suas fontes. O tipo de usina nuclear que a Terrapower está propondo é radicalmente diferente das usinas convencionais – a começar pelo fato de que ela usa o lixo nuclear das usinas convencionais como combustível.

    Sugiro ver o vídeo do Bill Gates no último TED para ter uma idéia melhor da proposta.

    http://www.treehugger.com/files/2010/02/ted-2010-

    Existe um grande preconceito tanto com energia nuclear quanto com o Bill Gates, então entendo o tom do seu artigo, mas é preciso ter mais cuidado nas generalizações. Enquanto usuário de Mac e Linux, eu acho o Windows um lixo, mas fui surpreendido positivamente tanto pelo Bing Maps quanto pelos primeiros vídeos da interface do Windows Mobile 7, por exemplo. É preciso deixar as paixões de lado e analisar os fatos, certo? 🙂

    • Antes de vc dizer para rever as minhas fontes, acho melhor vc rever o texto do post — entenda-se ler o que está escrito acima e compreender o que está escrito — já que em nenhum momento disse que o TWA é uma tecnologia ruim e sim que ela é muito melhor e mais promissora que o atual sistema de turbina de vapor.

      É preciso deixar as paixões de lado e analisar os fatos, certo? 🙂

  • Pingback: uberVU - social comments()

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • que medo, nao? ao invés desse povo que tem um poder economico imenso investir em projetos que podem ser uteis a longo prazo a todo mundo desperciçam tempo pensando em como ganhar mais grana, a custa do que tenha que custar,

    a brincadeira pode se tornar muito mais séria do que imaginamos, enfim!!

    Fefe
    http://www.lazertecnologia.com

  • Fulano De Tal

    primeiro vem a google com o "Bloom Energy Server ES-5000"

    http://zumo.com.br/2010/02/24/gadget-verde-do

    ai chega a microsoft (tudo bem, outra empresa de titio bill, 😛 mas não posso deixar de comentar assim ) com uma mini usina nuclear…

    depois vem maluco dizer que google é do bem, que a microsoft é do mal e billgates é o anti-cristo

    hahhushuhuhausuhushhashuhahs

  • acme

    Imaginem um reator dando tela azul da morte, travando toda hora e sendo vítima de todo tipo de malware… Reato M$… Não pode dar certo