ZTOP+ZUMO

Bateria líquida: um novo combustível para carros elétricos?

Pesquisadores do MIT estudam uma nova maneira de armazenar energia num material semi-líquido, o que poderá revolucionar o modo como recarregamos uma bateria elétrica.

À medida que nossa civilização pós-moderna avança para um mundo cada vez mais dependente de eletricidade, aumenta cada vez mais o interesse de usar essa fonte de energia para substituir os combustíveis fósseis, especialmente em veículos. Entretanto, um dos grandes inconvenientes dos atuais carros elétricos é o tempo necessário para recarregar suas baterias, um procedimento que pode levar horas dependendo do procedimento.

O que os pesquisadores do MIT estão desenvolvendo é um novo desenho de bateria que utiliza um material semilíquido (b) — batizado carinhosamente de Cambridge Crude — capaz de armazenar energia que circula por um sistema (a) gerando assim corrente elétrica. Tecnologia batizada de Semi-Solid Flow Cell ou SSFC.

 

Um protótipo dessa engenhoca pode ser vista na imagem abaixo:

A grande sacada dessa tecnologia está na simplicidade da sua concepção e na possibilidade de “recarregar” o sistema rapidamente, apenas trocando os tanques com o líquido gasto por novos cheios de energia — num procedimento tão simples quanto trocar os pneus de um carro — ou regarregá-los de maneira convencional na tomada caso tempo não seja problema, o que pode tornar os carros elétricos mais atraentes para o consumidor.

O conceito da bateria em si já existe há algum tempo, o que os pesquisadores do MIT estudam é o aumento da eficiência do material semi-líquido, utilizando a química já usada nas baterias de íons de lítio reduzindo o material sólido em pequenas partículas que poderiam ser transportadas numa suspensão líquida.

A expectativa é que eles tenham um protótipo totalmente funcional em  dois anos.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ligeirinho 2.0 07/06/2011, 20:19

    Agora pensei em carros abastecendo em postos de combustível.

    Chega o frentista e pergunta:

    "Álcool ou gasolina?"

    "Tem Lítio?"

  • dflopes 08/06/2011, 23:33

    qdo poderei adaptar um kit "bateria-liquida" no meu celular???